sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Café e brigadeiro, caso de amor nacional


Vira-e-mexe, a Globo Rural faz matéria sobre café, uma inegável paixão nacional. Neste mês, uma reportagem acompanhada de vídeo, publicada no site da revista, conta uma história bacana. A UniOctavio (informalmente chamada de Universidade do Café) migrou seus cursos, antes feitos em São Paulo, para uma fazenda em Pedregulho, no interior do estado. A intenção é que os futuros entendedores do assunto aprendam que tudo começa no campo, com o plantio de variedades especiais do tipo arábica, e que uma bebida de qualidade depende do crescimento de plantas viçosas, da fertilidade do solo, da chuva na época certa, que garantem florescimento e colheita perfeita. Afinal, não é de hoje que o café gourmet vem ganhando cada vez mais especialistas, movimento que já aconteceu com o vinho tempos atrás. Foi previsto para este ano que o consumo da bebida proveniente de grãos especiais cresça em torno de 15% e some 900 mil sacas. O preço de cada uma delas chega a ser 30% superior quando comparada à tradicional.

Há aqueles, no entanto, que não abrem mão de um docinho para acompanhar o café. E o brigadeiro costuma ser esta combinação perfeita. Apesar de adorado na maioria dos lares, ainda hoje não se sabe ao certo a origem do doce que, no passado, costumava ser enrolado em açúcar e que no Rio Grande do Sul recebe o nome de negrinho. O Picadinho já ensinou aqui o preparo de uma bebida de qualidade. Agora, o blog dá a receita de um brigadeiro gourmet para não fazer feio ao lado de uma xícara de café especial.

Brigadeiro gourmet

(25 unidades)

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 colher (sopa) de manteiga tipo extra

1 colher (sopa) de cacau em pó

Como fazer

Leve ao fogo baixo uma panela grossa, com todos os ingredientes, para que o calor seja distribuído por igual. Mexa a massa sem parar, com uma colher de pau, até que ela desgrude do fundo da panela. Transfira para um recipiente untado com manteiga e espere esfriar para enrolar. Passe as bolinhas pelo chocolate granulado e coloque-as nas forminhas. Duas dicas importantes: use manteiga do tipo extra, disponível no mercado, porque elas são mais ricas em leite e isso ajuda a obter uma textura melhor da massa. Para um brigadeiro gourmet, utilize cacau em pó 100%, que deixará o açúcar do doce mais equilibrado. Mas se você for um doceiro confesso, não se faça de rogado. Troque o ingrediente pelo tradicional chocolate em pó.

(Fotos: Érica Takano/Arq. pessoal)