segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Agricultor britânico ganha a vida cultivando os maiores vegetais do planeta




Cebolas gigantes e alhos-porós de 6 quilos estão entre as atrações

Imagine um lugar onde o alho-poró cultivado parece uma palmeira e a cebola tem o tamanho de uma cabeça humana. Bem vindo à plantação do agricultor britânico Joe Atherton, de 56 anos, cujo objetivo de vida é quebrar recordes, cultivando as maiores verduras, legumes e hortaliças do mundo.

Atherton, que mora no condado de Nottinghamshire, na Inglaterra, já coleciona dois recordes mundiais. Em 2001, ele colheu o alho-poró mais pesado do planeta, com impressionantes 6,6 quilos. Há quatro anos, o agricultor bateu o segundo recorde com a maior cenoura do mundo, medindo quase seis metros.

O agricultor contou ao jornal Daily Mail que trabalha com a plantação de grandes produtos agrícolas há 15 anos. “Houve um ano em que participei de sete competições e ganhei todas”, orgulha-se.

Apesar de sua dedicação, Joe afirma que é sua mulher, Carmel, quem está por trás de todo o bom desempenho. “Não conseguiria nada disso sem o apoio de minha mulher”. Carmel é responsável pela limpeza dos vegetais antes das apresentações em que os maiores vegetais são expostos. Ele conta que, em dias de show, sua mulher passa até sete horas preparando as hortaliças. Além dela, Atherton também conta com a participação de seus filhos Lucy e Jamie.

Normalmente, um juíz decide o vencedor. Mas Joe garante que suas vitórias são decididas na balança. “Nunca sei o que vou tirar da terra, é sempre uma grande surpresa”, conta.

Por Globo Rural On-line