segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Versátil, feijão vermelho vira caldinho suculento


Dias atrás, o Picadinho teve uma linda surpresa. O blog recebeu da leitora Lucia de Souza Cid, moradora de Juiz de Fora (MG), um quilo de feijão vermelho. Ela quis compartilhar um pouco do costume da sua cidade que prefere este tipo de grão aos tradicionais carioquinha e preto. Depois da euforia que o presente causou à redação, veio a pergunta: o que se sabe desta leguminosa, o que fazer com ela? O professor José Eustáquio, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, é um grande entusiasta do feijão vermelho. E foi ele quem contou que o grão é cultivado em pequena escala basicamente na zona da mata mineira e algumas poucas plantações podem ser encontradas no Paraná. A colheita pode ser pouca (não existem dados sobre ela), mas o agricultor recebe entre 30% e 50% a mais que a saca do feijão carioca, por exemplo. Para incentivar seu cultivo em outros lugares, a UFV em parceria com outras instituições de pesquisa, lançou a cultivar ouro vermelho. O ciclo da planta dura 80 dias e ela tem potencial para produzir 300 quilos por hectare.

Quanto à dica do que fazer com o grão, dona Lúcia foi categórica: “o que você quiser, pois ele é delicioso de qualquer jeito. Aqui em casa não entra outro”. Pois bem, decidimos preparar um caldinho de feijão por conta da sua versatilidade. Ele pode ser servido antes das refeições, oferecido como prato único (acompanhado de um torresminho, como prefere a Hanny Guimarães) e caso sobre, se transformar em uma suculenta sopa de feijão. Foi o que aconteceu em casa.

Caldinho de feijão vermelho

Ingredientes

1/2 quilo de feijão vermelho

1 dente de alho amassado

1 cebola de tamanho médio picada

1 talo de salsão cortado (opcional)

2 tabletes de caldo de carne

Como fazer

Refogue o alho, a cebola e o salsão em uma panela com azeite. Junte uma concha de feijão previamente cozido nestes temperos e depois transfira tudo para a panela do feijão, misturando bem. Passe o grão, com caldo e tudo, por uma peneira e devolva o caldinho extraído deste processo à panela. Acrescente o caldo de carne, deixe engrossar um pouco e mexa para que não grude no fundo da panela. Sirva quente com cebolinha picada e acompanhamentos (torresmo ou croûton) como preferir. Caso não tenha o feijão vermelho, utilize o carioquinha. Afinal, é com ele que se faz a receita original.