sábado, 20 de agosto de 2011

Para Lula, discutir eleição de 2014 é “tiro no pé”



Enquanto deputados, senadores e outros políticos aliados ao governo Dilma Rousseff cogitam com cada vez mais força a volta de Lula ao Palácio do Planalto, o ex-presidente parece ser um dos poucos dirigentes petistas cientes de que enfraquecer Dilma com três anos e quatro meses de mandato ainda pela frente é um erro estratégico. Segundo reportagem da Folha, Lula mandou recado a alguns líderes dizendo que tal discussão é “um tiro no pé”.

Em conversas reservadas, Lula disse a amigos desaprovar o comportamento de petistas que, por estarem contrariados com a presidente Dilma, pregam sua volta em 2014 como candidato do PT na eleição presidencial. Segundo Lula, Dilma é a candidata natural à reeleição, principalmente se fizer um bom governo. Qualquer mudança de rota, diz, depende de uma decisão dela.

Ao mesmo tempo, diz o jornal, Lula continua dando indicações para Dilma de que ela precisa aumentar o diálogo com integrantes da base aliada para garantir apoio, estabilizar a crise política e conseguir governar com mais tranquilidade. Vale lembrar que, se Lula realmente tiver intenção de voltar a ser candidato, ele pode ser prejudicado por um governo ruim de sua sucessora. Afinal, Lula colocou todo o seu peso político na campanha de Dilma e foi o grande fiador de sua candidatura.

Por José Antonio Lima – Do Época