segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Conferência da Juventude de Santa Cruz do Capibaribe foi um sucesso


“Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”. Esse foi o tema da II Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude de Santa Cruz do Capibaribe, que aconteceu no último sábado (13), na Escola Padre Zuzinha. Durante todo o dia, diversos setores da sociedade discutiram a situação das políticas públicas para a juventude no município.

Estiveram presentes o prefeito Toinho do Pará, o chefe de gabinete Carlos Lisboa, o deputado estadual Edson Vieira, os vereadores Ernesto Maia, Dimas Dantas, Deomedes Brito, Nanau Marques, Afrânio Marques, Zezin Buxin e Júnior Gomes, além da secretária de Desenvolvimento Social, Joselma Bezerra, conselheiros tutelares, lideranças políticas e representantes de organizações não governamentais.

Mas foi a grande presença dos jovens estudantes que determinou o sucesso do evento. Contrariando a idéia de que são alienados da realidade, eles participaram ativamente das discussões temáticas, ouvindo propostas e expondo seus pontos de vista sobre os principais problemas enfrentados.

O prefeito Toinho do Pará assinou o decreto que regulamenta a Coordenadoria Municipal da Juventude e anunciou que irá enviar irá enviar à Câmara um projeto de lei que cria um fundo municipal para viabilizar o funcionamento da mesma. O chefe do executivo também falou sobre o convênio que será firmado um Brasília para a construção da Praça da Juventude, um importante equipamento de lazer, cultura e esportes para a cidade.

O chefe de gabinete da Prefeitura, Carlos Lisboa, expôs a participação da juventude nas transformações e conquistas de direitos e conclamou os jovens a fiscalizar a elaboração das políticas públicas de juventude e pressionar os poderes públicos quanto à sua execução.

O deputado Edson Vieira elogiou a iniciativa do evento e a criação do Conselho, já que ainda não temos no município políticas específicas para os jovens. O vereador Afrânio Marques participou ativamente de todas as discussões, mostrando que os interesses da comunidade se sobrepõem às diferenças político-partidárias.

Um dos pontos mais importantes da conferência foi a participação dos palestrantes convidados. Gilmar Dias, assessor técnico do Conselho Estadual de Juventude, fez uma explanação sobre as realizações da Secretaria Especial de Juventude, pontuando os avanços realizados pela pasta.

Para Clarissa Carvalho, mestra em Ciência Política pela UFPE, é preciso pensar nos jovens no tempo presente e não apenas como “o futuro do país”. É preciso atender as suas demandas atuais, para que eles possam contribuir decisivamente para a construção de um país melhor.

O professor da UFRPE, Almir Basio, apresentou uma série de dados sobre a situação da juventude no município, evidenciando algumas necessidades básicas que precisam ser trabalhadas.

Relação de Eleitos para representar Santa Cruz do Capibaribe na Conferência Estadual de Juventude.

Governo

Bárbara – Secretaria de Educação - Marivaldo - Secretaria de Saúde - Léo – secretaria de Desenvolvimento Social. (suplente)

Sociedade civil

Adriano – Desafio Jovem - Celso – Hip – Hop - Aline – Pastoral da Juventude Católica

Euzébio – UESCC (suplente) - Guilherme – CDL Jovem (suplente)