terça-feira, 9 de agosto de 2011

Coalhada seca temperada, aperitivo de primeira


Os produtores de leite estão felizes da vida com um dado divulgado pela Associação Leite Brasil. O consumo per capita do alimento e de derivados aumentou 4,4% no país, em relação a 2009. Comparado aos últimos 30 anos, o acréscimo foi de 60%. Em 1980, o brasileiro bebia, em torno, de 100 litros. No ano passado, foram 161 litros. Para a associação, a melhoria na renda, o aumento na produção interna e a diversificação dos produtos são fatores que ajudaram a impulsionar as vendas. Bom para a saúde dos consumidores, que fica rica em cálcio, e para os produtores que recebem, em média, 80 centavos pelo litro contra os 50 centavos de tempos atrás.

No entanto, para a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o consumo ainda é considerado pequeno. O Brasil está em 65º lugar neste ranking liderado pela Finlândia e Suécia. Para a Leite Brasil, faltam políticas de estímulos para que os brasileiros se rendam mais aos produtos lácteos. O Picadinho, então, faz a campanha a favor do leite e derivados e sugere uma receita de coalhada seca, muito fácil de fazer, temperada com azeite e pimenta síria. Um aperitivo de origem árabe, saudabilíssimo e de primeira.

Coalhada seca temperada

Ingredientes

1 litro de leite

1 copo de iogurte natural

Azeite

Pimenta síria

Como fazer

Primeiro, ferva o leite e deixe esfriar, mas não muito. Para saber o ponto certo da temperatura, coloque o dedo no líquido e conte até dez. Se conseguir permanecer até o final, é sinal que está na hora de adicionar o iogurte para que ele faça sua função de coalhar o leite. Mexa bem, transfira para uma vasilha com tampa e enrole em um pano grosso. Guarde em lugar quente (dentro do forno, do armário, por exemplo) e espere em torno de oito horas, em média, para obter a coalhada tradicional. Para fazer a seca, é só transferi-la para um filtro de papel (número 103), que precisa ser encaixado em um suporte de café ou peneira (levados à geladeira) para reter o soro que escorrerá do lácteo. Seis horas depois, em média, você terá a coalhada seca para ser servida como um aperitivo delicioso. Basta colocar colheradas dela em um prato ou uma pequena tigela, regar com azeite e salpicar pimenta síria. Sirva com pão sírio fresco (ou crocante se levado ao forno) cortado em triângulos. Duas dicas importantes: não utilize o mesmo suporte de café do dia a dia para que a coalhada não fique com gosto de cafeína. Os mais puristas escorrem o soro usando tecido (voal). Neste caso, ele deverá ficar suspenso em algum suporte para que esta operação aconteça.

(Foto: Érica Takano/Arq. pessoal)