Grupo Orfeão de Cordas que esteve no Faustão
Belo Jardim, situada no agreste pernambucano, é conhecida nacionalmente como a cidade de músicos e das marocas. As maroqueiras, ou até mesmo as mexeriqueiras, fuxiqueiras ou fofoqueiras dão o tom neste evento inusitado. Tudo começou na década de 60, com a novela Redenção, exibida pela extinta TV Excelsior. Em um dos cenários podia-se ver a cidade das marocas. Vale salientar que foi a novela mais longa da televisão brasileira, com dois anos de duração. É muito comum em Belo Jardim encontrar senhoras apoiadas nas janelas de suas casas como diz o popular: filmando tudo. Já faz parte do dia a dia das pessoas de tal forma, que as chamadas marocas colocam almofadas debaixo do braço. "Para não machucar o cotovelo, não arranhar. Dona Maria José Lima, Zélia Franklin e Conceição Augusta são as mais famosas maroqueiras do município tanto que são as precursoras de tudo. "Não me incomodo, eu gosto de ser fofoqueira. “Passou pela minha língua, já sabe”. Mas é uma fofoca construtiva, "nada que faça mal" diz a senhora Maria josé. Existe até a carta-fofoca, quem escreve é a poetisa e historiadora Dulce Ramos. O tempo foi passando, e atualmente atrai milhares de turistas este grandioso evento. Tem até a música "aonde tem maroca, tem que ter fofoca". Festa das Marocas é hoje Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco.
A cidade
Situada, na região do Vale do Ipojuca, distando cerca de 185 Km da capital Recife tem uma população estimada em aproximadamente 75.000 habitantes. É rodeada de serras, clima ameno, riquezas naturais com lindas paisagens, cachoeiras, corredeiras e quedas d’água.
A música é uma grande herança de pai para filho, numa tradição que vem desde o século XIX, quando ainda se chamava Lagoa D' Água.
Um povo alegre, lúdico, e muito divertido. A cidade se desenvolveu embalada pela música que interagiu com o teatro e a dança. Talentos: Carlos Eduardo 12 anos (sax), Ianka 12 anos (sax), Quiteria Andreza (17) estilista, Alisson David 16 (estilista), Orfeão de Cordas ( musicistas que tocam instrumentos de cordas de forma inusitada), Talita (19) (cantora gospel e baterista,guitarrista) e outros.