sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pão de ló com doce de leite mineiro



No início era para ser somente um produto feito pelos alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, com o leite do próprio rebanho da universidade. Mas o doce de leite fabricado há mais de 25 anos pelo laticínio da UFV, o FUNARBE, deixou de atender apenas às pesquisas acadêmicas e vendas no mercadinho do campus, para ganhar estrada. O doce agradou os paladares mais exigentes em diferentes lugares do país por conta da sua cremosidade originária de uma receita que leva leite de alta qualidade e açúcar, nada mais.

Diariamente são utilizados 9 mil litros de leite, agora recebidos de produtores da região, que se transformam em 3,6 mil quilos do doce que tem três sabores: puro, com coco e com chocolate. Por mês, são fabricadas 90 toneladas e, segundo Aristides Dias, responsável pelo laticínio, os pedidos não têm fim. No entanto, para garantir a qualidade que fez sua fama, o doce da universidade (que ganhou inclusive quatro vezes um importante concurso nacional da área) não terá sua produção ampliada a qualquer custo. Foi por muito esmero que ele ganhou projeção nacional, se tornou orgulho de Viçosa e serviu como recheio de um delicioso pão de ló que o Picadinho dá receita aqui.

Pão de ló com doce de leite mineiro

Ingredientes
(8 a 10 fatias)

200 g de manteiga sem sal e em temperatura ambiente
3/4 de xícara (chá) de açúcar
1 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
3 ovos
1 pitada de sal
doce de leite
açúcar de confeiteiro

Como fazer
Junte a manteiga e o açúcar em uma tigela e bata com a batedeira até que a mistura fique clarinha e fofa. Adicione os ovos, um a um, batendo sem parar. Coloque a pitada de sal e mexa a massa com uma colher de pau. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e forre-a ainda com papel-manteiga. Acrescente a massa, ajeite-a bem na forma e leve para assar por cerca de 40 minutos (forno 180ºC), ou até que o bolo esteja bem assado e levemente corado. Retire do forno e deixe esfriar. Quando ele estiver completamente frio, desprenda o bolo do papel-manteiga com muito cuidado o corte-o no sentido do comprimento. Recheie uma das partes com uma camada generosa de doce de leite e depois “tampe” com a outra parte do bolo. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva com chá ou café bem quentinhos.