quarta-feira, 29 de junho de 2011

A guerra do varejo francês no Brasil



O Carrefour anunciou nesta terça-feira (28) uma proposta de fusão com o Grupo Pão de Açúcar. O grupo francês – segundo maior varejista do mundo – entraria em uma parceria com a empresa brasileira Gama, pertencente ao fundo BTG Pactual, com o apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A operação levaria a Gama a ter o controle do CBD Pão de Açúcar, hoje sob o comando da família Diniz e do grupo Casino, rival francês do Carrefour. A briga pelo domínio do mercado brasileiro vai ser acirrada, segundo reportagem do jornal francês Le Parisien.

Oficialmente, o Casino vai examinar suas armas de defesa “nos próximos dia”. Porém, segundo uma fonte próxima do negócio, ele vai recorrer às autoridades brasileiras de defesa da concorrência (o Cade) contra a posição dominante da nova entidade que surgirá da fusão em cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo.

O CBD é o número um do mercado brasileiro de varejo e a filial local do Carrefour é o número dois.

“Esta é uma guerra que vai durar longos meses”, afirmou essa fonte que pediu para não ser identificada.

A economia brasileira em crescimento e a crise que não abandona o cenário europeu colocam o país na mira das empresas estrangeiras. O Brasil faz parte das estratégias de expansão mundial dos principais grupos não apenas no setor varejista.

Liuca Yonaha - Do Época