sábado, 2 de abril de 2011

O barulho dos maus vencedores


Costumeiramente nos deparamos no nosso dia-a-dia com pessoas taxadas como sendo maus perdedores, ou seja, não conseguem digerir e superar resultados adversos. Em competições esportivas e até mesmo na seara política temos alguns exemplos que podem ilustrar muito bem o que podem ser maus perdedores.
A noite desta quinta-feira na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, no entanto, fez com o que eu conhecesse um novo tipo de comportamento, o dos maus vencedores, isso mesmo, maus vencedores, pessoas que visivelmente não estavam preparadas para o triunfo do seu lado político.
Jovens, idosos, senhores e até mesmo senhoras aplaudiram, vaiaram e gritaram num espetáculo de desrespeito ao Poder Legislativo local. Alguns até tentaram justificar tal atitude, e disseram que no passado tiveram que suportar gozações de adversários políticos. Eu creio que uma boa pitada de humor na política não seja crime algum, no entanto, defendo que haja respeito á determinadas instituições, e a Câmara Municipal de Vereadores é uma delas, a Casa de um do três poderes constituídos no município, o Legislativo, palco inapropriado para extravasamentos de emoções.
O presidente Francisco Ricardo tentou durante todo o tempo conter a euforia da platéia, mas creio que a gana por colocar para fora sentimentos represados fez com o que todo e qualquer apelo feito no sentido conter a euforia “azul” fosse inútil na noite de ontem.
A maioria das pessoas que foi á Câmara na noite desta quinta, feliz com a conquista de Francisco Ricardo, se deixou levar pela emoção pura e simples, esquecendo essas que, na atual conjuntura da política local tudo é possível, inclusive uma reviravolta que poderia de uma hora para outra emudecer o barulho dos maus vencedores.
Do Sulanca News