quinta-feira, 31 de março de 2011

Técnicos da Compesa vem a Santa Cruz explicar projeto de esgotamento sanitário


Aconteceu pela mahã, no auditório da secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe, uma reunião do G5 e do prefeito Toinho do Pará com os técnicos da Compesa, que vieram explicar e discutir o novo projeto de esgotamento sanitário da cidade. A vinda dos representantes da Compesa, é fruto da ida do G5 e do prefeito à Recife semana passada, quando em audiência com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, solicitaram melhorias no sistema de esgotamento do município.
O novo projeto foi apresentado pelos técnicos aos presentes, que discutiram item por item, apontando alternativas para as soluções. Ficou esclarecido que será executado a partir do mês de julho deste ano, terá início a 1ª etapa do projeto, que atenderá as necessidades de 40% da população, mais precisamente os bairros: Polispacas, Cohab, Manoel Monteiro, São Miguel, Antonio Felix, Dona Lica, Santo Agostinho e Acauã.
Dentro do projeto em sua 1ª etapa, que tem um custo de 28 mi, está incluso a construção de uma ETE- Estação de Tratamento de Esgoto, que ficará situado à 3.700 metros da cidade, no trecho que compreende Santa Cruz à Pão de Açúcar, ás margens do rio Capibaribe.
O novo projeto de esgotamento' sanitário contemplará 102 habitantes, quando concluído em sua totalidade nas 1ª e 2ª etapas. O custo total será de quase 50 mi. A primeira etapa terá sua conclusão em dois anos, em julho de 2013. Neste período, a 2ª etapa passará por análise e adequações, dependendo das necessidades do município, que é um dos que mais cresce no país. Os recursos são da Caixa Econômica Federal de agosto de 2009, do PAC I.
Sobre o principal problema no momento, que é água insuficiente nas torneiras, já que os mananciais estão cheios, mas o líquido não chega com a quantidade desejada, a Compesa garantiu que fará em caráter de emergência, ajustes nas ETAS existentes, que aumentará em 33% a vazão de água nas residências.

Imagens: Marcondes Moreno