sexta-feira, 18 de março de 2011

Principais notícias do dia 17 de março

Política

1. Delator do mensalão do DEM afirma que filha de Roriz recebeu “dinheiro sujo”
Em entrevista à reportagem do Estadão, o delator do “mensalão do DEM”, Durval Barbosa, afirmou que a origem do dinheiro entregue por ele à deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) é suja. Segundo o jornal, Durval disse que os valores recebidos pela filha do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz é oriundo das propinas dos contratos de informática do governo do Distrito Federal.

2. Para novo presidente, DEM alinhado com Aécio é ‘mito’
O senador José Agripino Maia (RN), recém-eleito presidente do DEM, afirmou que é “mito” a informação de que a ala vitoriosa da legenda esteja alinhada à possível candidatura presidencial do senador Aécio Neves (PSDB-MG) em 2014. Segundo reportagem da Folha, a legenda só teve candidato à Presidência em 1989 (Aureliano Chaves ficou em nono lugar).

3. Após 34 dias internado, ex-vice-presidente recebe alta
Mais de um mês após ser internado, o ex-vice-presidente José Alencar recebeu alta ontem do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo reportagem da Folha, ele voltou para hospital para uma sessão de hemodiálise, mas foi liberado para passar a noite na sua casa na capital paulista. Alencar foi internado por causa de uma perfuração no intestino e uma inflamação das membranas que revestem a camada abdominal.

Sociedade
4. Senado aprova mais rigor em direito familiar sobre herança
Projeto aprovado ontem pelo Senado exclui do direito à herança os parentes e cônjuges que tiverem cometido crimes sexuais, abandono ou outras ofensas contra o dono do patrimônio. Segundo reportagem do Estadão, nesses casos, o Ministério Público possa pedir na Justiça a declaração de indignidade dos herdeiros. O projeto segue agora para votação no plenário da Câmara.

5. Banco terá de instalar biombo perto de caixas para evitar roubo
Para tentar reduzir os casos de roubo nas saídas dos bancos, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou ontem lei que obriga as agências a instalar biombos perto dos caixas. O objetivo é evitar que outras pessoas vejam se o cliente está fazendo saque. De acordo com reportagem do Estadão, a lei que precisa de regulamentação determina que a divisória tenha, no mínimo, 1,80 metro de altura e seja de um material opaco. Os bancos que não se adaptarem à lei em até 90 dias, a partir da regulamentação, estarão sujeitos a multas de R$ 8.725.

Mundo
6. Japão tenta religar usina de Fukushima
Com risco de sofrer um blecaute, o governo japonês anunciou hoje que tentará religar a central nuclear de Fukushima o que permitiria ativar as bombas para resfriar os reatores e encher as piscinas. Os sistemas de resfriamento falharam na última sexta-feira após terremoto seguido pelo tsunami que devastou a costa nordeste do país. Segundo reportagem da Folha, a maior preocupação do governo é a crise nuclear, considerada a mais grave desde a de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.

7. La Nación, Obama será recebido no Brasil como uma estrela de rock
Reportagem publicada hoje no jornal argentino La Nación afirma que o presidente americano, Barack Obama, terá uma recepção de estrela do rock em sua visita ao Brasil neste fim de semana. “A recepção a Obama no Brasil terá características poucas vezes vistas. Poderia ser comparada com uma viagem do papa. Ou melhor, com a chegada de uma estrela do rock”, diz a reportagem, que ressalta ainda que a cidade do Rio de Janeiro já está cheia de cartazes convocando a população a acompanhar no domingo o discurso de Obama na Cinelândia.

8. Filho de ditador líbio diz que vitória sobre rebeldes virá em 48 horas
O filho do ditador Muammar Gaddafi, Saif al Islam, afirmou ontem que bastam mais dois dias para alcançar a vitória contra os rebeldes na Líbia. De acordo com reportagem da Folha (para assinantes), os membros do Conselho de Segurança da ONU mais uma vez falharam na tentativa de obter um consenso sobre uma ação militar para deter o avanço do regime na repressão aos opositores. O receio dos organismos internacionais é que na tentativa de retomada do poder, as forças do ditador provoquem um genocídio nas batalhas em Ajdabiyah.

Economia
9. Crise japonesa não afetará economia brasileira a curto prazo
Análise feita pela reportagem da Folha conclui que mesmo com paralisação total ou parcial das atividades industriais no Japão devido ao terremoto da última semana, o mercado brasileiro não deve sofrer o impacto imediato da falta de abastecimento do país asiático. Em entrevista ao jornal, a coordenadora-geral de estudos econômicos da superintendência da zona franca, Ana Maria Souza, afirmou que não há a hipótese de desabastecimento imediato. “As empresas asseguraram que têm estoque para manter os níveis de produção. Se tivermos um boom de demanda interna, vamos ter que reavaliar”.

10. Demanda das empresas por crédito cresce 5,3%
Levantamento do Serasa Experian mostra que a demanda das empresas por crédito cresceu 5,3% em fevereiro na comparação com o mês anterior. Segundo reportagem da Folha, o feriado de Carnaval, que ocorreu no mês de março neste ano, impactou positivamente a procura das empresas por crédito. Em fevereiro na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta foi de 10,2%.

Por Ana Galli - Do Época