Uma equipe de bombeiros profissional civil esteve atuando com suas experiências adquiridas por meio de curso realizado em Santa Cruz do Capibaribe, fazendo a diferença durante os dias em que ocorreu o 5º congresso UMADESC nos dias 05 a 08 de Março, no Cabana Club.
A equipe, composta por 12 bombeiros, enfermeiros, técnicos de enfermagem e aluno de atendimento pré-hospitalar, teve como coordenadores o Eliseu Azevedo e o Adriano, juntamente com outros, a exemplo de: Elinaldo, Urbano, Jeferson, Danilo, Wagner, Marcelo, Jorge, Jonas, Cecília, Ednalva, Edgley e Romildo.
Durante o evento foram realizados 25 atendimentos, sendo que, duas vítimas precisaram ser encaminhadas ao hospital municipal da cidade, pelo fato de uma delas estar com a pressão arterial muito alta, medindo 18X9 e ao chegar no hospital, foi verificado que o paciente já estava em 20X11, sendo assim medicada, foi liberada depois de uma hora de observação.
A outra vítima deu entrada no Francelino Aragão, também com problemas cardiológicos, chegando a ser examinada verificando-se a necessidade de permanecer enternada e liberada no dia seguinte.
A equipe ainda atendeu e socorreu uma criança que bricava com uma tampa de garrafa pet e colocou na boca vindo a engasgar-se. "Naquele momento Deus ungiu as mãos de um de nossos bombeiros, que conseguiu desengasgar aquela criança, graças ao Pai celeste". Comentou Eliseu.
As demais ocorrências foram outros problemas de pressão alta e baixa e alguns com síncope (desmaios), porém, no local mesmo foram feitos os procedimentos corretos e as vítimas foram estabelecidas voltando tudo ao normal.