domingo, 2 de janeiro de 2011

Planos para 2011


Faça um planejamento do seu ano, com o que você quer que aconteça e como alcançará esses objetivos



Estamos entrando no ano de 2011 e, claro, precisamos comemorar muito as coisas boas de 2010 e ter muita esperança em 2011, até porque há motivos de sobra para acreditar que chegou a vez do Brasil. Então siga meu lema: “Em 2011 faça com que as coisas boas de 2010 prevaleçam e que as não tão boas desapareçam”.
Mas vamos lá, esse lema na verdade não é um desejo do tipo “que tudo se realize no ano que vai nascer, muito dinheiro no bolso, saúde para dar em vender”. Não que eu não deseje isso para todos os leitores, mas o meu lema é uma espécie de dever de casa. Tarefa para as férias. Sem ele, o tal “que tudo se realize...” tem muita probabilidade de não acontecer.
Em novembro, assisti a uma palestra com Magic Johnson – diga-se de passagem, um tremendo empreendedor. Quando perguntaram para ele uma dica para se tornar um esportista tão bem-sucedido, assim como um excelente homem de negócios, ele disse: “Você tem que celebrar muito as suas conquistas, mas não faça isso por mais de cinco minutos. Comece imediatamente a pensar no seu próximo desafio”.
Empreender é isso, escolher o trabalho e pensar no seu negócio o tempo todo. Portanto, relaxe, descanse e aproveite as suas merecidas férias, mas leve um dever para a praia.

A tarefa é a seguinte:

1) Escreva.

Use o método que preferir – pode ser escrito, gravado ou em forma de apresentação, mas procure listar da melhor forma possível o que deu certo e o que deu errado na sua estratégia e nas suas atividades em 2010. Não tenha medo, essa tarefa não será corrigida nem lida por ninguém, só por você. Portanto, não tenha piedade, concentre-se nas ações que foram influenciadas pelas suas decisões e escolhas.

2) O que vai prevalecer.

Depois de fazer a sua lista, sem critério ou censura, veja quais são as coisas que você quer que prevaleçam no próximo ano. Não se preocupe ainda com recursos ou ações – liste apenas as coisas que você gostaria de fazer novamente em 2011.

3) O que deve desaparecer.

Por incrível que pareça, o exercício de fazer as coisas ruins desaparecerem é o mais difícil. Deixe sua imaginação correr. Faz de conta que você é o autor da novela das oito e tem até o poder de decidir quem vai viver e morrer. Aproveite, essa é a hora de deixar a sua imaginação voar, sem nenhuma culpa. Lembre-se, ninguém vai ler isso. Aliás, é bem prudente que não.

4) Bom, agora chegou a hora mais fácil.

Sabe como sempre falamos que o tempo passou rápido? Então, prepare-se, pois um ano passa realmente rápido. Desenhe um calendário com os 12 meses e inclua nele as coisas que você gostaria que acontecessem. Agora, sim, coloque, para cada ação, que recursos financeiros e humanos e investimentos de tempo seu e dos outros serão necessários para fazer as ações saírem da ficção e se tornarem realidade. Por favor, não mate ninguém – o “matar”, aqui, pode significar deixar de fazer certas coisas, descontinuar produtos, demitir clientes e funcionários, vender um negócio que drena muito a sua energia e tira a sua concentração para atividades mais nobres ou até retirar-se do seu negócio.

5) Faça um resumo macro dessas ações.

Imprima o calendário em uma única folha e plastifique-a em tamanhos grandes e pequenos, para colar ao lado de sua mesa ou de seus colaboradores, para pregar no seu armário e para levar na sua carteira.

6) Hora do gás.

Chegue no seu primeiro dia de trabalho sabendo que você já perdeu dias importantes nas suas férias e comece as ações imediatamente. Lembre-se: logo é março, é Carnaval e já chegaremos ao meio do ano.

7) Motive as pessoas e “bote pilha” nelas.

Todos têm que estar comprometidos com essas ações.

Esses conselhos parecem óbvios, mas quantas vezes você fez isso de fato?

Como diria meu amigo e conselheiro Nizan Guanaes, em um de seus brilhantes slogans, esse feito para a Endeavor: “Bota pra fazer!!!!”


Por Carlos Miranda.
Um feliz 2011. E que tudo se realize ...