Um estudo piloto mostrou que o consumo do extrato de melancia durante seis semanas consecutivas pode ajudar a controlar a pressão sanguínea em indivíduos adultos.
De acordo com Arturo Figueroa, principal autor do estudo, o teste foi feito partindo do princípio de que a melancia é uma fonte natural de L-citrulina, uma enzima muito similar à L-arginina, um aminoácido essencial para a regulação da pressão sanguínea, mas que não é possível ser consumida diretamente, pois causa enjoos, desconfortos gastrointestinais e diarreia.
Dentro do organismo a L-citrulina – consumida através da melancia – é convertida em L-arginina, de acordo com os pesquisadores, e poderia ser uma opção para adultos que tenham que lidar com o problema da hipertensão, pois não mostrou efeitos adversos.
Além dos benefícios para a saúde vascular, a melancia também é rica em vitaminas como a A, B6 e C, além de ser rica em fibras, potássio e licopeno (um antioxidante natural).
De acordo com Yvonne Bishop-Weston, outra pesquisadora envolvida no estudo, a pesquisa vai na mesma direção de outros estudos similares que propõem que o consumo regular de frutas, verduras e vegetais é a melhor opção para a manutenção da saúde em longo prazo, sendo que o custo de hábitos saudáveis como esse é baixo e traz grandes benefícios.