sábado, 29 de janeiro de 2011

Empresários investem em franquias para público feminino


Brasil é o terceiro no ranking mundial de beleza e estética. Há muitas opções para quem quer investir nesse filão. O setor cresce e atrai novos empreendedores.

Cada vez mais empresas aderem ao sistema de franchising para expandir os negócios. O setor cresce e atrai novos empreendedores.

Você pode escolher: franquia de estética com uma depilação diferente ou franquia de roupas e acessórios femininos. As duas foram criadas nos últimos quatro anos e não param de crescer.

O empresário Fernando Giffone abriu uma franquia de uma loja de acessórios e roupas femininas em 2008. Hoje são 20 lojas pelo país: “Nos últimos dez anos temos crescimento muito acima do PIB brasileiro e mesmo do PIB chinês. Crescemos sempre”.

A aposta é vender moda carioca. São camisas, vestidos, camisetas, shorts em estilo despojado e versátil. “Temos uma equipe de estilistas que viajam três, quatro vezes por ano para Europa, Estados Unidos, Ásia. Pesquisam sites, revistas”, aponta o franqueador Fernando Giffone.

O investimento é de R$ 200 mil. O dinheiro paga a taxa de franquia, a reforma do local e o capital de giro. O faturamento médio de uma loja é de R$ 100 mil por mês, com lucro de 10% a 15%.

“Temos dez anos de experiência. Nunca fechamos uma loja. Costumamos dizer que não garantimos o sucesso, mas oferecemos condições para”, diz o franqueador Fernando Giffone.

O franqueado Enzo Compatângelo montou a loja em setembro de 2008. Foi a primeira da marca em São Paulo. Ele viu na novidade uma chance de lucrar mais: “Optamos por algo que não existia dentro do conceito de franquia. Por outro lado, nos dá uma segurança do ponto de vista de procedimentos, métricas e todo o know-how que o franqueador, ao longo dos anos, desenvolveu”.

Nesse negócio, 20% dos clientes respondem por 80% do faturamento. Isso significa que o sucesso da loja depende de saber atrair e manter esses clientes, que compram quase toda semana. São pessoas que querem encontrar uma loja diferente toda vez que passam em frente à vitrine. E encontram.

Do PEGN