Folhas mudam de cor na presença de substâncias químicas de explosivos e poluentes
por Globo Rural Online
Elas nos fornecem alimentos, agradam o olhar e agora podem até salvar nossas vidas. Cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, desenvolveram plantascapazes de detectar substâncias químicas como as debombas e poluentes.
A ideia funciona porque as proteínas receptoras do DNA da planta reagem naturalmente a estímulos ameaçadores, liberando substâncias chamadas de terpenoides para engrossar a cutícula da folha, alterando sua cor. A reação serviu de base para a pesquisa realizada em parceria com oPentágono, sede do Departamento de Defesa americano.
A professora June Medford, em conjunto com sua equipe, "ensinou" essas proteínas das plantas a mudar de cor na presença de produtos químicos. O trabalho é feito com a ajuda de um programa de computador que manipula o mecanismo de defesa natural das plantas, levando seusreceptores a reagir a elementos nocivos de explosivos e poluentes presentes no ar e na água.
+ Pesquisadores criam pimenta jalapeño extragrande
A planta detecta a substância e ativa um sinal interno que faz com que as folhas verdes fiquem brancas. Segundo Medford, as habilidades de percepção dessas plantas são semelhantes ou até melhores que as dos cachorros.