segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Lanche pré-pago




Pagar a conta do restaurante primeiro e consumir depois...
Parece estranho, mas está dando certo.
Lançado pela e-Safetransfer em 2006, o cartão de fidelidade pré-pago já foi adotado pela Pizza Hut e pelas cantinas de dez escolas particulares de São Paulo.
“Já produzia cartões bancários com chip e investi R$ 2 milhões na adaptação dos softwares para criar os smart cards pré-pagos de alimentação. Eu frequentava o mesmo restaurante e sempre perdia muito tempo pagando a conta e pedindo a nota fiscal. Pensei: ‘E se eu pagasse de uma vez só, pelo mês inteiro, e pegasse só uma nota?’. Achei que muitas outras pessoas gostariam disso também. É o mesmo conceito usado na telefonia celular: o cliente faz um depósito e vai usando os créditos. Desde 2006, emitimos 50 mil cartões e 150 mil máquinas leitoras para todo o Brasil. As respostas são muito positivas: o tíquete médio desses clientes é 23% mais alto do que o tíquete médio de quem não usa o cartão. Mas, para convencê-los, é preciso oferecer vantagens. Na Pizza Hut, nosso principal cliente, quem deposita R$ 100 pode gastar R$ 110. A própria Pizza Hut arca com essa diferença. Nas escolas, a relação é de um para um, porque a vantagem é outra. Os alunos não manipulam dinheiro vivo e os pais controlam os gastos, acionando um dispositivo de limite. O sistema foi lançado no fim de 2009, em dez escolas, e mais de quatro mil alunos já usam. É um mercado gigante a ser explorado. Em breve estaremos no Rio Grande do Sul, em Brasília e no Paraná. Em 2010, nosso faturamento deve alcançar R$ 4 milhões. Os pré-pagos representam 20% do faturamento da empresa, mas a área cresce 60% ao ano e, em pouco tempo, será nosso principal negócio.”
Por Flávia Pinho