quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Já foram selecionados os 119 expositores da Feira do Empreendedor (de 17 a 20 de novembro, ExpoCenter Norte em São Paulo)‏

A maior feira de negócios chega a São Paulo, marcando as comemorações da Semana Global de Empreendedorismo e reunindo as principais oportunidades de negócios e soluções para micro e pequenas empresas
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP) já selecionou 119 expositores que participarão gratuitamente da edição paulista da Feira do Empreendedor, o principal evento voltado ao empreendedorismo no Brasil e um dos de maior sucesso promovido pelo Sebrae em âmbito nacional.
Pamela Pastene, coordenadora técnica da Feira do Empreendedor, explica que essas empresas foram selecionadas entre as mais de 300 propostas enviadas em resposta ao edital do Sebrae-SP. Com sede em vários pontos do Estado de São Paulo, essas empresas apresentarão soluções inovadoras e produtos e serviços direcionados a melhorar a competitividade das empresas de comércio, indústria e serviços do Estado.
Inicialmente, seriam selecionadas 104 empresas, mas o sucesso das inscrições conduziu à abertura de 15 novos estandes, comemora Pamela Pastene.
As empresas selecionadas têm atividades nas áreas de Tecnologia da Informação, franquias, maquinários, beleza e moda, entre outras. Desse total, 50% estão sediadas na Grande São Paulo, ao redor de 20% estão localizadas na região de Campinas e cerca de 15% são da região de Ribeirão Preto e São Carlos.

Sobre a Feira do Empreendedor

A Feira do Empreendedor, maior evento de empreendedorismo do estado de São Paul, está agendada para o período de 17 a 20 de novembro próximo, no Expo Center Norte, na região norte da capital, fechará o circuito nacional de 2010 e tem como meta levar informação técnica e orientação empresarial, assim como capacitar proprietários de micros e pequenas empresas que procuram soluções inovadoras e futuros empreendedores em busca de orientação e de opções para novas frentes de negócio.
A feira será realizada durante a Semana Global de Empreendedorismo, quando 90 países realizam atividades simultâneas com objetivo de despertar a atitude empreendedora e marcar a importância do empreendedorismo no desenvolvimento econômico dos países.
Projetada para receber um público de 40 mil visitantes, entre candidatos a empreendedor e donos de empresas já constituídas, a Feira do Empreendedor, evento que acontece anualmente em todo o País, chega pela primeira vez em São Paulo encerrando um circuito de 14 eventos nas principais capitais do Brasil. Para a edição de São Paulo foi reservado um espaço de 11 mil m² para exposições de oportunidades de negócios e soluções inovadoras para as micro e pequenas empresas.
O objetivo é trazer para São Paulo uma feira de negócios reunindo produtos e serviços inovadores para melhorar a competitividade das empresas de comércio, indústria e serviços do estado. Paralela à feira, será realizado um congresso empresarial com palestras magnas com temas como Inovação, Competitividade, Tendências e Empreendedorismo com importantes nomes do cenário nacional.
Além de visitar o espaço para expositores, quem passar pela feira poderá aproveitar diversas atrações com informações sobre empreendedorismo e gestão empresarial. Numa área de 500 m² será montada a Ilha de Atendimento Empresarial, com estações de atendimento ao empreendedor, onde especialistas do Sebrae-SP vão prestar consultoria sobre os temas mais importantes da gestão empresarial como finanças, marketing, legislação, administração, produção, comércio exterior, entre outros, além de apresentar os produtos e serviços do Sebrae-SP.
No Espaço Negócios serão realizadas duas rodadas de negócios reunindo empresas do setor de alimentos e metal mecânico, e uma sessão de negócios. Nas Rodadas de Negócios serão agendados inúmeros encontros, de acordo com a demanda das 15 empresas compradoras por segmento. Também nesta área, franqueadoras vão apresentar suas propostas para franquias de até R$ 150 mil.
Outra atração da feira é a Loja Modelo que será montada em uma área de 145 m² para ajudar o empresário a compreender a importância do Visual Merchandising do estabelecimento. Dentro da loja os visitantes poderão realizar visitas guiadas pelos consultores do Sebrae-SP que vão demonstrar os principais elementos técnicos para atualização, modernização e organização de suas lojas, como fachadas, vitrines, móveis e equipamentos, disposição de produtos, promoção de vendas, iluminação, música ambiente, entre outros.
Mais um tema de destaque na feira é o MEI – Micro Empreendedor Individual, a nova figura jurídica que dá oportunidade para quem trabalha por conta própria conquistar a cidadania e formalizar gratuitamente um pequeno negócio com menos burocracia. Durante a feira, consultores do Sebrae-SP vão orientar os visitantes sobre as vantagens da legislação voltada para negócios sem sócios e que tenha receita bruta anual de até R$ 36 mil. A lei estipula mais de 400 categorias que podem se enquadrar no MEI.

Congresso

Durante o evento, será realizada o Congresso Empresarial no auditório Cantareira do Expo Center Norte com objetivo de disseminar os temas sobre Empreendedorismo, Competitividade, Tendências, Inovação e Cultura Empreendedora, com palestras magnas com especialistas de destaque no mercado. Um público de mil pessoas está sendo aguardado em cada palestra, que tem entrada franca.
Em quatro arenas montadas na feira, com capacidade para 120 pessoas, serão realizadas várias outras Palestras sobre os temas empreendedorismo, competitividade, tendências, inovação e cultura empreendedora com foco na capacitação do empresário. A participação também é gratuita e as inscrições serão feitas o credenciamento na feira.

Sobre o Sebrae-SP

O Sebrae-SP é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo estimular e promover o desenvolvimento do empreendedorismo e das empresas de pequeno porte no Estado de São Paulo.
Como instituição existe há mais de 30 anos, mas apenas nos últimos 15 anos passou a ser incluída como integrante do chamado Sistema S (que inclui também outras instituições como o Senai, o Sesi, o Senac, o Sesc, entre outras).
A partir de 1990, desligou-se do setor público, transformando-se num serviço social autônomo, gerido pela iniciativa privada e mantido com recursos provenientes da contribuição social das empresas.
Saiba mais no site www.sebraesp.com.br.