CAMBRIDGE, Massachusetts, PRNewswire -- O mercado de telecomunicações do México expandirá numa Taxa Anual Composta de Crescimento (CAGR na sigla em inglês) de 7,9 por cento nos próximos cinco anos, gerando US$34,9 bilhões em 2015, devido à migração de acesso por rádio das plataformas 2,5 para 3G, dos vencedores do leilão do espectro e da entrada de um novo player aumentando a competição, de acordo com um novo relatório da Pyramid Research ( www.pyr.com ). México: O crescimento móvel com a nova concorrência e mais serviços 3G oferece um perfil preciso dos setores de telecomunicações, mídia e tecnologia baseado nos dados de propriedade industrial de nossa pesquisa no mercado. Fornece análise competitiva detalhada tanto do setor fixo como do móvel, acompanha os percentuais de mercado das tecnologias e serviços, e monitora a introdução e a disseminação de novas tecnologias. A necessidade de melhor cobertura, de preços acessíveis e de comunicações avançadas levaram o governo federal a promover a concorrência no segmento móvel com muito mais intensidade - dois leilões de espectros foram realizados em 2010, e o resultado mais importante é a entrada do novo player Televisa-Nextel, destaca Jose Manuel Mercado, analista sênior da Pyramid. "Em 2011 a Televisa-Nextel começará a oferecer serviços para o mercado de consumo, e a Telcel e a Telefónica expandirão seus serviços 3G graças às suas novas capacidades", diz. "O próximo passo em direção à mais concorrência será relativo ao mercado de TV paga e à inclusão da Telmex." "Esperamos que as receitas dos serviços móveis respondam por 67 por cento do mercado total em 2015; isto será conduzido por um aumento na base de assinantes, cuja rede deve crescer mais 41 milhões entre 2009 e 2015, impulsionada pela concorrência intensiva entre a Movistar e a Telcel, que está ajudando a reduzir os preços dos serviços e a incrementar a adoção de dados móveis", explica analista sênior da Pyramid. O mercado de TV paga está tornando-se mais dinâmica por causa das agressivas estratégias multiplay e da entrada de novos players. O Megacable será o segundo player MVNO e, com o espectro adquirido pela Televisa, o segmento de TV paga liderará a mudança tecnológica.