segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Brejo da Madre de Deus ganha Espaço Cultural do Banco do Nordeste‏


Aconteceu dia 16 de setembro, no auditório da Prefeitura, a apresentação do projeto do Centro Cultural do Banco do Nordeste que será implantado em Brejo da Madre de Deus numa parceria do BNB com a Prefeitura. Em todo o Nordeste serão instalados 30 centros, sendo 5 em Pernambuco, estado que foi contemplado com o maior número.
O Centro Cultural do Banco do Nordeste é um espaço onde a cultural local será abrigada em suas mais variadas formas. O espaço deverá estar em funcionamento ainda este ano. “Esta espaço será um lugar onde a cultura de nosso município se encontrará e vai encontrar o apoio do BNB para se desenvolver e se tornar também uma fonte de renda para os brejenses”, disse o prefeito Dr. Edson Sousa durante a apresentação do projeto, ontem no auditório da Prefeitura.
O espaço será instalado inicialmente no Distrito de São Domingos e poderá ter uma extensão na sede do município. “A escolha de São Domingos se deu porque o distrito é privado de toda e qualquer estrutura de lazer, porém com um potencial imenso. Durante anos o distrito se sentiu discriminado pelas gestões passadas, e nós estamos resgatando a alto estima das pessoas daquele distrito. Primeiro a Academia das Cidades e agora o Espaço Cultural do BNB. Teremos assim não só o maior Teatro ao ar livre do mundo, que fica em Fazenda Nova, mas também o melhor espaço de cultura do estado que ficará em São Domingos”, ressaltou o Prefeito.

Veja a apresentação do Espaço cultural
O apoio à cultura nordestina reflete a estratégia do Banco de inserir nas suas ações de desenvolvimento o estímulo à riquíssima diversidade cultural da Região, como fator de integração socioeconômica e como resgate das nossas identidade locais, regionais, numa perspectiva universal.
O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) é uma ação concreta dessa política. Inaugurado em julho de 1998, em Fortaleza, o CCBNB, já se firmou no cenário cultural da Região como um espaço onde é permitido experimentar a diversidade de conceitos, estilos e suportes, oferecidos em sua programação. Isto significa trabalhar cada Programa relacionando-o a um contexto mais amplo, estabelecendo pontes entre saberes e transformando-se em um lugar de encontro dos vários públicos para refletir sobre nossa cultura.Localizado no centro da cidade de Fortaleza, ocupa quatro andares equipados com salões de exposições temporárias, teatro multifuncional, auditório, biblioteca física e com acesso a Internet. O CCBNB oferece a seus visitantes uma variada programação diária e gratuita, enquanto dedica-se a formar um público crítico.Tendo como princípio que uma ação cultural efetiva é resultado do diálogo com os artistas, com as comunidades e público em geral, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza trabalha sua programação a partir de um edital anual onde recebe propostas de artistas nas áreas de cinema, artes visuais, música, teatro, literatura, atividades infantis. Assim, o CCBNB compartilha as responsabilidades de sua programação, aliado a parcerias com entidades e outros espaços culturais da Região Nordeste.