quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Feira do Empreendedor em Minas Gerais espera reunir 100 mil visitantes


De 31 de agosto a 5 de setembro o Expominas irá oferecer 870 atividades de estímulo ao empreendedorismo e orientação gerencial

O Sebrae Minas Gerais espera reunir 100 mil pessoas na Feira do Empreendedor 2010 - 40 mil a mais que no ano passado - a partir desta terça-feira (31) até 5 de setembro no Expominas, em Belo Horizonte. Serão 870 atividades entre palestras, rodadas de negócios, consultorias, clínicas tecnológicas, empresas simuladas, mostra de franquias, oficinas de artesanato, atividades culturais, encontros e missões empresariais. A Feira estimula o empreendedorismo, oferece ideias de negócios e orientação gerencial.
A programação contará com seminário de moda, comércio, tecnologia, cultura, mercado e empreendedorismo, temas que terão a participação de especialistas e personalidades ligadas aos setores como a consultora de moda Glória Kalil, os estilistas Ronaldo Fraga e Gustavo Lins, os jornalistas Chico Pinheiro e Paulo Leite, o representante da Fifa no Brasil, Paul Whelan, o consultor de gestão e inovação do luxo Carlos Ferreirinha e a empresária do grupo Blue Tree Hotels Chieko Aoki. A Feira do Empreendedor também sediará o Encontro Mineiro de Negócios em Artesanato, que irá gerar negócios entre artesãos e lojistas com interesse em adquirir peças de artesanato de qualidade e em grande quantidade. A Feira de Oportunidade de Mercado apresentará conceitos especiais para micro e pequenas empresas conquistarem novos mercados, e o Encontro do Jovem Empreendedor promoverá palestras temáticas sobre o mundo da web, tendências e chances de negócios. A Mostra Negócio Cor fará a apresentação de diversos ambientes decorados por profissionais da área do design. Além disso, a Feira irá apresentar exposições de maquinários e equipamentos para indústrias, artesanato, estandes de bancos para orientação sobre créditos e consultores à disposição para orientação empresarial. Empreendedorismo na cultura do brasileiro O espírito empreendedor começa a fazer parte da cultura dos brasileiros e os números, nos últimos anos, tem revelado isso. De acordo com pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2009, o Brasil atingiu, pela primeira vez, a maior taxa de empreendedorismo por oportunidade. Nas últimas edições da Pesquisa GEM, o índice no País vem demonstrando crescimento gradativo, passando de 8,5% em 2001, para 9,4% em 2009. No Banco Mundial o Brasil ocupa o nono lugar no ranking de informalidade. Boa parte da população brasileira enxerga no empreendedorismo uma oportunidade de crescimento e independência. Segundo o Sebrae Minas, 90% das empresas mineiras são de micro ou pequeno porte e empregam mais de 1,5 milhão de pessoas. Mas o risco também é alto: 27% fecham as portas ainda no primeiro ano. A preocupação do Sebrae Minas com este cenário é o que o faz promover oportunidades para os inúmeros empreendedores por meio da sétima edição da Feira do Empreendedor.

Da Agência Sebrae de Notícias