segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O setor de franquias de alimentação espera crescer 18,8% em 2010


Em estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising, o Nordeste se destaca como a região com maior possibilidade de crescimento; o setor de docerias tem o maior faturamento médio mensal

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a ECD, consultoria especializada em food service, revela que o segmento de alimentação cresceu 17,4% de 2008 para 2009. Para 2010, a expectativa é de uma elevação de 18,8%. Intitulado “Panorama Global das Franquias do Setor de Alimentação”, o estudo foi realizado entre os meses de abril e junho de 2010 e participaram da amostra 41 empresas associadas à ABF, representando um total de 5.308 lojas, sendo 16% lojas próprias e 84% franqueadas. Juntas, as redes representadas na amostra têm um faturamento anual de R$ 11,877 bilhões e um faturamento mensal por loja de R$ 186.469,45, com um tíquete médio de R$ 14,02. A pesquisa foi dividida entre seis segmentos presentes no setor de redes de alimentação. São eles: comida asiática (6%), pizza/massas (6%), comida variada (24%); doceria (16%); snack/cafeteria (11%) e sanduíches (37%). Alguns hábitos alimentares e o crescimento do franchising em determinadas regiões puderam ser observados na amostra. “Pelo estudo, constatamos que a nova fronteira de crescimento do mercado de franquias é a região Nordeste”, afirma João Baptista Jr, coordenador do Grupo Setorial de Redes de Alimentação da ABF. Ele esclarece que, apesar de o Sudeste continuar sendo a região com maior concentração no número de lojas, é a região Nordeste que aparece como nova rota de crescimento, com elavação de 7,8% nas vendas em 2009. A expectativa para 2010 é chegar a 9,3%; em 2011, a 10,6%, e em 2012 a 11,6%, enquanto as demais regiões devem permanecer estáveis. Hábitos de alimentação por região

Áreas de atuação O shopping volta a ser a área com maior expectativa de novas lojas na área de franquias, com 52% em 2009 e com expectativa de 55% para 2010. A rua, que nos anos anteriores tinha crescido (40% em 2009), aponta nos próximos anos uma queda na presença de lojas, caindo para 38% em 2010. Hipermercados devem ter uma leve queda na participação nos próximos anos. O crescimento foi de 6% em 2008, 5% em 2009 e deve continuar assim em 2010, caindo para 4% em 2011 e 2012. Em termos de custos, os shoppings têm o custo mais alto (17,1%), contra 15,1% de ruas e 5,2% nas demais ocupações. Quanto à arrecadação média mensal, o segmento de doceria é o que mais fatura (R$ 185.751,98); seguido pelo segmento de sanduíches (R$ 92.053,95); comida variada (R$ 81.279,70); pizza e massas (R$ 77.366,52); snack e cafeteria (R$ 53.858,63) e comida asiática (R$ 49.261,40).

Da Redação