sexta-feira, 30 de abril de 2010

São Paulo lança maratona para formalizar empreendedores individuais

A Prefeitura de São Paulo lançou nesta quinta-feira (29) a 1ª Maratona do Empreendedor Individual, com o objetivo de formalizar mais de mil pessoas durante todo o mês de maio. O lançamento foi feito pelo prefeito Gilberto Kassab e o superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella.
"É uma campanha importantíssima da prefeitura que será realizada na cidade de São Paulo e oferece oportunidade para aqueles que trabalham na informalidade ou na clandestinidade de se formalizarem e se tornarem microempreendedores", disse Kassab.
Durante a maratona, a prefeitura irá orientar mais de 10 mil pessoas que trabalham por conta própria sobre as vantagens da nova legislação. O público alvo são cabeleireiros, costureiras, eletricistas, encanadores, pedreiros, vendedores de produtos de cosméticos, entre outros profissionais.
Para colocar a ideia em prática, a prefeitura irá utilizar os agentes de crédito do programa São Paulo Confia. O Sebrae-SP capacitou os 85 agentes de crédito, das 18 agências do programa, sobre a legislação e as vantagens de ser um empreendedor individual.
A partir da próxima semana, os agentes irão percorrer diversas regiões da cidade - em especial na periferia - em uma grande campanha de esclarecimento e orientação. Para o consultor do Sebrae-SP, Julio Durante, os agente terão condições de disseminar o trabalho que a entidade vem desenvolvendo em prol do empreendedor individual. Ricardo Tortorella comprometeu-se a presentear os três melhores agentes com o curso do Empretec, um dos cursos mais procurados no Sebrae.
Na cidade de São Paulo, já se formalizaram 12 mil pessoas. Em todo o Estado, este número chega a 50 mil. A cerimônia foi realizada na sede da Prefeitura, região central, e faz parte das comemorações do Dia do Trabalho. O evento é encabeçado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e do Microempreendedor Individual.
Entre as vantagens da formalização, está a oportunidade de fazer empréstimos bancários como pessoa jurídica, a participação em licitações e concorrências públicas, benefícios da Previdência Social, entre outros.
Da Agência Sebrae de Notícias