quarta-feira, 7 de abril de 2010

Expo Money promove torneio feminino do Jogo da Bolsa‏



Mulheres paranaenses mostram que querem a bolsa cada vez mais cheia
na competição de tabuleiro que ensina como operar no mercado acionário
São Paulo, - A competição entre mulheres será
lançada na Expo Money Curitiba, que acontece nos próximos dias 14 e
15 de Abril na Expo Unimed. As rodadas contarão com o acompanhamento e
orientação da consultora financeira Sandra Blanco, autora do livro “A
Bolsa para Mulheres”, que faz parte da Coleção Expo Money e conta a
história de um clube de investimento feminino. A intenção do evento
gratuito de educação financeira e investimentos é ensinar, através do
jogo de tabuleiro, como entender e investir no mercado.
No início da partida as jogadoras já entendem a dinâmica do mercado e
têm noções das diferentes correntes de análises que estudam a bolsa
de valores. As cartas foram feitas sob medida para auxiliar as pessoas
no aprendizado. Existem notícias do mercado financeiro, notícias
genéricas que influenciam nas cotações, análises fundamentalistas e
técnicas e inclusive um glossário para traduzir os jargões do
mercado.
Para a consultora financeira Sandra Blanco, as mulheres ainda
encontram na caderneta de poupança um porto seguro, mas o acesso à
informação e sua participação no mercado financeiro estão mudando o
perfil das investidoras que buscam agora, equilíbrio entre
rentabilidade e segurança. “A mulher entendeu que é preciso correr
mais risco para conseguir maior rentabilidade”, afirma a autora.
Sandra explica ainda, que o aumento da participação das mulheres na
Bolsa coincide com o aumento da renda da população entre 2003 e 2009.
Embora mais ativas, o principal receio ainda é perder dinheiro. Como
no torneio o dinheiro não sairá do bolso, será mais uma opção para as
mulheres treinaram e até mostrarem que são boas investidoras.

Na Expo Money elas já conquistaram espaço e são as mais interessadas
em conhecer produtos novos, explorar as ferramentas e inclusive
aproveitar os serviços oferecidos pelos organizadores, como a Clínica
Financeira. “Elas não querem palestras dedicadas apenas às mulheres,
querem entender do mercado e escutar as mesmas coisas que os homens.
Isso mostra que elas estão realmente antenadas, fizeram a lição de
casa e estão prontas para serem mais agressivas nos investimentos”,
acredita Raymundo Magliano Neto, diretor da Trade Network, empresa
organizadora da Expo Money.