
O Mundial de Futebol da África do Sul é tema em tênis, sapatos e acessórios em exposição na maior feira do setor da América Latina
Sapato chamado "No Shoes" com a bandeira do Brasil: lançamento da Impec na Couromoda
Compradores de calçados e acessórios participam da 37ª Couromoda de olho nas últimas tendências para o outono-inverno 2010 e na Copa do Mundo da África do Sul. As cores das seleções que disputarão este ano o mundial da Fifa estão no catálogo da maior parte das empresas de tênis e acessórios, como camisetas, bonés e meias.
O verde-amarelo pode ser visto em várias vitrines na maior feira do setor na América Latina. Marcas famosas no esporte como Nike, Puma e Adidas lançaram suas coleções exclusivas que entram dentro e fora dos gramados. A Copa do Mundo coincidirá com o outono do Hemisfério Sul e muitos lojistas já se preocupam em decorar suas vitrines com as cores do futebol. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Calçados, Marconi Matias, por ano são vendidos no Brasil cerca de 620 milhões de pares de sapatos, em 60 mil pontos de vendas distribuídos em todo o país. “Temos um consumo per capita de 3,2 sapatos, mas queremos chegar a 4 sapatos por pessoa”. Matias está otimista e prevê dobrar o crescimento do volume em 2010. “No ano passado, crescemos 3,5% no volume e 6% em faturamento. Este ano devemos dobrar este indicador”.
E não apenas os compradores brasileiros estão interessados no tema. A Couromoda 2010 deverá receber compradores de mais de 70 países, entre eles as grandes redes de varejo da Europa, como a Galeria Lafayette, o Magazine Primtemps, ambos franceses, a rede Ludwig Görtz, da Alemanha, o Bata Shoe Group, do Canadá, entre outros. Um das marcas que está investindo no Mundial da África do Sul é a Marc4. A empresa lançou uma coleção especial de camisetas e camisas pólo de seleções mundiais. São 40 modelos diferentes, sendo quatro por país (Brasil, Argentina, África do Sul, Camarões, Espanha, Holanda, França, Japão, Itália e Inglaterra). A marca também produziu bonés com os símbolos das equipes. Outra aposta é da Impec - marca de artigos voltados para o cuidado dos pés, que apresenta ao mercado a linha 'Copa do Mundo'. A coleção tem caráter limitado e traz produtos como os calçados No Shoes e Brinkids, além de palmilhas criadas para adultos e crianças. Para agradar aos torcedores, os tradicionais 'sapatos-meia' da marca, conhecidos como No Shoes, ganham estampas inspiradas nas bandeiras dos países que disputarão o campeonato. O destaque fica por conta do modelo que evidencia as cores do Brasil e de uma divertida versão que reúne todas as nações. Já as sandálias infantis Brinkids também surgem com a combinação de cores verde e amarela. Na linha de palmilhas - carro-chefe da Impec - a novidade são produtos produzidos a partir de espuma de poliuretano e forrados em tecido poliéster com elementos que remetem aos países participantes do evento esportivo. Pequenos fabricantes também estão contagiados pelo tema, como é o caso da Fearnorthi, que participa no estande coletivo da cidade de Franca, e que decidiu inovar trazendo o modelo “sapa tênis” com as cores do Brasil. O diretor Paulo Alves diz que está fazendo na Couromoda uma “experiência” com o modelo da Copa do Mundo. “Estamos testando essa inovação e pretendemos fechar muitos pedidos”, disse.
Da Agência Sebrae de Notícias