segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

É a hora certa para ampliar os negócios?


O empresário William Silva, de São José do Rio Preto, São Paulo, enviou uma dúvida respondida pelo nosso analista e pelos leitores

Caro Eduardo, Há seis meses, minha esposa e eu investimos R$ 1.400 em um pequeno negócio de roupas femininas para evangélicas em domicílio a fim de atender um mercado que existe na cidade e é carente de ofertas. Logo no começo, as vendas foram surpreendentes e chegamos a acumular R$ 10 mil. Pensamos até em abrir uma loja no bairro, o que exigiria um investimento de R$ 20 mil. Recebemos, porém, uma proposta para comprar uma loja em um shopping de grande circulação na cidade. No início, descartamos a ideia pelo custo alto: R$ 50 mil.
Por outro lado, vários fatores nos incentivam a ir adiante, entre eles, o bom mercado, já que a demanda por artigos evangélicos em São José do Rio Preto é grande, o shopping é popular e tem grande circulação de pessoas. É uma decisão difícil. Que caminho devemos seguir? Como divulgar a nova loja, caso ela seja aberta? Grato, William Silva, São José do Rio Preto, SP

PEQUENO NEGÓCIO
- Pelo seu relato, você tem um negócio pequeno e seu público é bastante específico.
Esta é uma realidade que você está começando a dominar, que já está conhecendo bem, o que costumamos chamar de “zona de conforto”. Neste cenário, você conhece seu mercado, seus clientes e raramente sabe quais são os fatores que impactam sua empresa, positiva ou negativamente. VENDAS Vender mais do que o esperado gera uma certa comodidade, o que, por um lado, pode ser bom, porque você sabe exatamente o que fazer para gerar sua receita e sanar suas despesas. Porém, por outro lado, muitas vezes o empresário deixa de fazer um esforço real para o crescimento e a superação, quando não tem desafios pela frente.
DIVULGAÇÃO
- Lembre-se de que os seus clientes atuais poderão fazer a propaganda que a sua nova loja vai precisar para começar sua caminhada. Incentive-os a conhecer o ponto de venda.
“Para dar um passo novo como este é imprescindível estar preparado. Analise, estude, entenda e mantenha-se atento. Não acredite que já conhece o que deve conhecer, porque este pode ser um grande erro.”
NOVA LOJA
- Com a proposta atual, você está escolhendo romper por completo com essa comodidade aparente para apostar em uma atividade muito maior, com promessa de melhor retorno e, consequentemente, bem mais arriscada. Sua decisão, por si só, demonstra o forte espírito empreendedor que o envolve. Muitos administradores iriam preferir permanecer no campo conhecido a correr um risco como este.
QUE CAMINHO SEGUIR?
- Sua insegurança é bastante normal e até esperada. Para superá-la, não há receita mágica — é necessário planejamento. Você deve estudar seu novo mercado, conhecer bem o local, planejar sua estratégia de atuação e, então, desenhar como será a sua nova loja, que produtos serão seus diferenciais e como você vai atrair seus antigos clientes.
*Eduardo Bom Angelo é titular da cadeira de empreendedorismo do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e autor do livro Empreendedor Corporativo
Por Eduardo Bom Ângelo*