terça-feira, 3 de novembro de 2009

Terceiro Festival dos Pensadores realizado em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos‏


ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos, /PRNewswire/ -- O terceiro Festival dos Pensadores (FoT - Festival of Thinkers) é realizado hoje. O discurso de abertura foi feito por S. E. Xeique Nahayan Mabarak Al Nahayan, Ministro da Educação Superior e Pesquisa Científica dos EAU e Chanceler do Higher Colleges of Technology (HCT - Faculdades Superiores de Tecnologia) para uma audiência de mais de 2.000 pessoas.

"O Festival dos Pensadores é baseado no princípio que a união de estudantes promissores com alguns dos maiores líderes conhecidos do mundo por sua inovação e criatividade enriquece os dois grupos e leva a um futuro ainda mais brilhante para as nossas sociedades em todo o mundo", declarou o Xeique Nahayan no seu discurso de abertura. A Dra. Shirin Ebadi, ganhadora do prêmio Nobel, fez o discurso principal. A Dra. Ebadi, uma advogada iraniana e a primeira juíza do Irã, recebeu o Prêmio Novel da Paz por seu trabalho pioneiro em direitos humanos para mulheres e crianças. Ela é a primeira mulher muçulmana e a primeira iraniana a receber um prêmio Nobel.

Onze recebedores de Prêmio Nobel, quase 200 pensadores mundiais de 40 países e 400 estudantes da região estão participando do Festival. Dentre os ganhadores do Prêmio Nobel presentes estão incluídos o Prof. John Nash, Dr. Robin Warren e Prof. Richard Ernst. Também presentes estão S.M Rei Carl XVI da Suécia, Cherie Blair, Mike Moore - Ex-Primeiro Ministro da Nova Zelândia, Kareem Abdul-Jabbar - Estrela de Basquetebol dos EUA, Lady Barbara Judge - Chairman da Autoridade de Energia Atômica do Reino Unido, e o Dr. Fidel Castro Diaz-Balart de Cuba. Liz Mohn de Bertelsmann e o filósofo Swami Parthasarathy fizeram discursos especiais. Gavin Esler, BBC, foi o Mestre de Cerimônias. A cerimônia de abertura incluiu uma discussão de painel com os recebedores de Prêmio Nobel e os pensadores mundiais sobre A Capital do Futuro: Além da Crise Econômica (Future Capital: Moving Beyond the Economic Crisis). Organizada pela HCT, a maior instituição de educação superior dos EAU, a FoT é um fórum único para jovens acadêmicos do Oriente Médio e líderes mundiais pensarem juntos usando pensamento construtivo e lateral para a criação de soluções possíveis para os desafios mundiais. O formato é interativo - pensadores e laureados participam de discussões de mesa redonda com os jovens acadêmicos. Os temas a serem discutidos são: desenvolvimento sustentável, o efeito da globalização na cultura e no idioma, e a resolução de ameaças não tradicionais, dentre outros.