quarta-feira, 7 de outubro de 2009

GOL anuncia estatísticas de tráfego de setembro de 2009‏


A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, anuncia as estatísticas preliminares de tráfego relativas ao mês de setembro de 2009. Comentários da Administração No mês de setembro de 2009, a demanda de tráfego aéreo da GOL registrou aumento de 26,6%, em comparação ao mesmo período do ano passado. O aumento da demanda ano-a-ano neste período ocorreu devido aos seguintes fatores: (i) aumento e otimização da distribuição da oferta de assentos com foco no mercado doméstico, devido a fusão das operações GOL e VRG no 4T08; (ii) continuidade do projeto de revitalização do SMILES (maior programa de milhagem da América Latina, com mais de 6,4 milhões de participantes) e (iii) acirramento da concorrência no mercado doméstico com sucessivas reduções tarifárias que resultou em forte incentivo a demanda no mês de setembro. Nesse cenário, a demanda no mercado doméstico cresceu 36,4% em comparação a setembro de 2008. Em relação ao mês de agosto, a demanda também apresentou aumento de 6,5%, porém os fatores que levaram a esse aumento foi parcialmente compensado pelo menor numero de dias do mês de setembro, em comparação a agosto. No mercado internacional a demanda apresentou queda de 22,4%, comparado ao mesmo período de 2008, em virtude da redução da oferta de assentos no mercado internacional em rotas com baixa rentabilidade. Em comparação com agosto de 2009, houve aumento de 21,1%, devido aos mesmos fatores que incentivaram a demanda no mercado doméstico, além da recuperação do tráfego em rotas para o Chile e Argentina, uma vez que com o fim do inverno houve uma significativa redução de casos da gripe H1N1. No lado da capacidade, a Companhia aumentou em 8,7% o número de assentos por quilometro voados, em comparação a setembro de 2008, principalmente em virtude do aumento da frota operacional e uma redução de 4,2% na capacidade consolidada em comparação a agosto de 2009, devido a redução da oferta de assentos no mercado internacional.