O press-realese (informação para a imprensa) já havia sido entregue. As fotos de divulgação estavam tratadas. E os folhetos de marketing, impressos. Enfim, tudo estava pronto para a festa de lançamento do novo Chevrolet Agile. Mas as últimas horas foram corridas nos corredores do hotel onde a marca faz a apresentação do carro em Mendoza (Argentina). O motivo? De última hora o marketing da fabricante decidiu mudar o conteúdo das versões LT e LTZ. E, por tabela, o preço do carro. De início o Agile LT não contaria com vidros elétricos dianteiros e ar-condicionado. Seu preço estava cotado em cerca de R$ 35 mil. Isso foi até ontem. Hoje ele acordou com os itens acima e ainda banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica, acendimento automático dos faróis, trava elétrica das portas e alarme. O preço pulou para R$ 37.708. O único opcional nesta versão passa a ser o airbag duplo frontal - que custa R$ 1.222. Quer saber a razão da mudança de última hora? Aí vai a resposta: em um mês a Volkswagen lança o novo Fox, com visual renovado e painel inédito. E com preço competitivo, segundo pessoas da própria GM. A fábrica, é claro, não admite, mas o fato é que ela teme a chegada do renovado rival.
Boa distância livre do solo é umas das características do carro
Voltemos ao Agile. A LTZ, opção topo de linha, vem equipada com todos os itens da LT e mais: CD player com MP3 e Bluetooth, faróis de neblina, espelhos retrovidores externos elétricos e roda de liga leve de 15 polegadas. Ela parte de R$ 39.601. Com lanterna de neblina, airbag duplo frontal e ABS com EBD o preço sobe para R$ 42.706. A fabricante estima que a LTZ vá corresponder a 30% das vendas de 3.500 unidades por mês. Em outubro a dupla Fox e CrossFox emplacou mais de 13 mil unidades. Executivos ligados à GM admitem que a expectiva de vendas anunciada é conservadora - "Sabemos que vamos vender mais que isso. Mas é melhor trabalhar com uma meta mais baixa", diz um executivo.
Mas afinal, o Agile tem força para incomodar o Fox? É fato que a mudança de "última hora" deu mais gás ao modelo. Por R$ 37.708 o Agile já vem bem completo. O Fox 1.6, quatro portas, com os mesmos equipamentos sai por R$ 40.080. Ao dividir todos os itens do Agile por seu preço e compará-lo aos rivais, o Chevrolet sai na frente. Taí aí a grande sacada do modelo, porque inovação não é seu forte. Isso não quer dizer que o Agile não é um bom carro. É um hatch bem feito, sem descuidos graves, mas também sem grandes ideias inovadoras. Em certos pontos ele chega a ser menos refinado que o Corsa (modelo que vai substituir nos próximos anos). Um exemplo é a suspensão com elementos do Corsa, mas sem subchassi como o irmão. É ruim? Não, em curvas ela se mostrou calibrada e em bom acerto - nada de dureza e moleza
Boa distância livre do solo é umas das características do carro
Voltemos ao Agile. A LTZ, opção topo de linha, vem equipada com todos os itens da LT e mais: CD player com MP3 e Bluetooth, faróis de neblina, espelhos retrovidores externos elétricos e roda de liga leve de 15 polegadas. Ela parte de R$ 39.601. Com lanterna de neblina, airbag duplo frontal e ABS com EBD o preço sobe para R$ 42.706. A fabricante estima que a LTZ vá corresponder a 30% das vendas de 3.500 unidades por mês. Em outubro a dupla Fox e CrossFox emplacou mais de 13 mil unidades. Executivos ligados à GM admitem que a expectiva de vendas anunciada é conservadora - "Sabemos que vamos vender mais que isso. Mas é melhor trabalhar com uma meta mais baixa", diz um executivo.
Mas afinal, o Agile tem força para incomodar o Fox? É fato que a mudança de "última hora" deu mais gás ao modelo. Por R$ 37.708 o Agile já vem bem completo. O Fox 1.6, quatro portas, com os mesmos equipamentos sai por R$ 40.080. Ao dividir todos os itens do Agile por seu preço e compará-lo aos rivais, o Chevrolet sai na frente. Taí aí a grande sacada do modelo, porque inovação não é seu forte. Isso não quer dizer que o Agile não é um bom carro. É um hatch bem feito, sem descuidos graves, mas também sem grandes ideias inovadoras. Em certos pontos ele chega a ser menos refinado que o Corsa (modelo que vai substituir nos próximos anos). Um exemplo é a suspensão com elementos do Corsa, mas sem subchassi como o irmão. É ruim? Não, em curvas ela se mostrou calibrada e em bom acerto - nada de dureza e moleza