A 3ª Companhia de Polícia Militar, CIPM, esta realizando, no Município de Santa Cruz do Capibaribe, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, importante trabalho de prevenção contra o uso de drogas e a violência que, além de levar informação e conscientização a crianças e jovens, promove o fortalecimento da integração entre a Escola, a Família e a Polícia Militar, através de atividades desenvolvidas por Policiais Militares em sala de aula, nas escolas, onde os alunos terão acesso aos problemas decorrentes do uso de drogas, trabalharão o desenvolvimento da auto-estima, da ética, de competências sociais e da cidadania, além de estreitar os laços sociais, buscar o estabelecimento de cooperação para melhor proteção das crianças e adolescentes, entre os pais, a escola, através, inclusive da promoção de reuniões e palestras.
Inicialmente estão sendo atendidas 08 (oito) escolas da rede pública de ensino (Escola Mun. João Maia Neto, Escola Mun. Prof. Antonio Gomes Aragão, Escola Mun. Profª. Lucinalva Santos Aragão de Souza, Escola Mun. Sevy Ferreira Barros, Escola Mun. Lindalva Aragão de Lira, Escola Est. Jose Francelino Aragão, Escola Est. Malaquias Cardoso e Escola Est. Dr. Adilson Bezerra de Souza), e previstas, ainda em continuidade ao Programa, mais outros 02 (dois) estabelecimentos de ensino (Escolas Mun. Sen. José Ronaldo Aragão e Est. Maria Lúcia Alves).
Serão assistidos com o Programa, ministrado pelas instrutoras Sd PM Janaina Silva, Sd PM Claudia Bezerra e Sd PM Andréa de Paula, da 3ªCIPM, e pela Sd PM Selma/CIPCães, mais de 750 (setecentos e cinqüenta) alunos do 2º ano do 2º ciclo (4ª série).
O Programa é amplamente aceito pela comunidade, que reconhece a necessidade de que todos os entes da sociedade devem envidar esforços no combate as drogas.