A intoxicação alimentar acontece quando se come algo que está contaminado por criaturas pequenas, chamadas bactérias. Elas contaminam a comida com toxinas, que são substâncias que fazem mal para o nosso corpo. Nesse caso, as aparências enganam. Em geral, a comida contaminada tem aparência, gosto e cheiro normais.
A maioria das intoxicações não são graves e podem ser tratadas com muito líquido e um dieta com canja de galinha, torradas, banana e gelatina. Gostoso, né? Mas se o problema durar mais de 12 horas, é bom procurar um médico. Uma intoxicação grave pode até ser fatal.
Para previnir o problema, deve-se lavar bem frutas e verduras. A mamãe ou o papai deve lavar as mãos antes de preparar a comida, cozinhar bem os alimentos (Principalmente a carne), conservá-los na geladeira e prestar atenção nas datas de validade.
Verduras, legumes e frutas são muito saudáveis. Mas nem tudo que é vegetal faz bem. Existem plantas tóxicas que podem causar sérios problemas de saúde.
Todo ano, milhares de pessoas são intoxicadas por plantas no Brasil. A maioria são crianças. Há mais de 70 tipos de plantas que podem prejudicar a saúde. As mais comuns são copo-de-leite, a comigo-ninguém-pode, a mamona, a mandioca-brava, entre outras.
Os principais sintomas de intoxicação por plantas são inchaços de boca e língua, náuseas, queimação, vômitos, diarréia, tonturas e coceira. Neste casos, fale logo com um médico.
Mas o melhor mesmo é se previnir. Procure saber quais plantas são venenosas. Evite colocar na boca ou fazer remédios com folhas ou plantas que não conhece. Se você quer mesmo comer vegetais, pegue bastante salada na hora do almoço. Seus pais vão ficar felizes, e o seu corpo, mais saudável.