Quem não quer deixar seu ponto de venda mais atraente? Este é o caso da Geângela de Barros, de Guarabira (PB), empresária no ramo de calçados e confecções infantis. “Gostaria de saber o que o Sebrae oferece para os empresários que querem dar uma modernizada na loja em termos de visualização?” A pergunta vai ser respondida pelo Gustavo Reis, da área de comércio varejista do Sebrae Nacional. “Uma tendência muito forte hoje no varejo é a loja se vendendo, ou seja, vende o produto por si só.” O ponto de venda deve criar uma relação orgânica com o cliente. “Você tem que imaginar a sua loja como se fosse fazer um cenário, para que esse cliente se sinta à vontade dentro da sua loja e possa consumir.”, diz Reis.
O primeiro passo é ter a planta da sua loja, onde terá os posicionamentos dos seus móveis e verá o melhor lugar para colocá-los. O importante é que a disposição da mobília facilite a locomoção do cliente, o contato com o produto e favoreça também a permanência desse cliente. “Quanto mais tempo ele ficar dentro da sua loja, mais ele pode comprar.”, frisa o consultor.
O segundo passo é expor os produtos de jeito diferente. Pintar a parede com uma cor diferente e contextualizar com o produto é uma boa dica.
O objetivo é envolver e seduzir o cliente. “Por que não usar a parede ao seu favor?! Coloque uma parede em destaque e dentro de um contexto, de repente uma história infantil, já que o público é criança. Com isso, a meninada pode entrar nesse mundo, se sentindo aquela fada ou aquele príncipe,e é mais uma chance de venda!, ensina Gustavo Reis. A modernização da loja pode ser feita com pouco recurso. Um bom exemplo é melhorar a iluminação do ambiente, dando mais foco no produto. “Usar a iluminação não só para iluminar a loja, mas de repente dar um foco no produto que está ali num preço especial ou é um lançamento. Isso é um jeito também de dar uma inovada.”, destaca o especialista.