Você já pensou como seria bom se sua empresa pudesse fazer uma campanha de marketing ou, quem sabe, contratar uma consultoria em finanças? Se já pensou, talvez tenha desistido antes de começar por achar que essas coisas são muita areia para o seu caminhãozinho. De fato, o preço desse tipo de serviço é proporcionalmente muito alto para uma pequena empresa, mas existe uma alternativa confiável e relativamente barata: as empresas juniores. Elas funcionam dentro de universidades e faculdades, sendo formadas por estudantes, que atuam sob a coordenação de professores na prestação de serviços ao mercado.
Há quem olhe com desconfiança um trabalho desse porte executado por alunos, mas é bom levar em conta que jovens podem não ter vivência, mas talento não depende disso. Um bom exemplo é a Nike. Não há quem veja o logo e não identifique imediatamente a marca. O mundialmente conhecido símbolo, que lembra uma meia-lua um tanto torta, custou meros 35 dólares. Foi criado em 1971 por Carolyn Davidson, aluna da Universidade de Portland, nos Estados Unidos. Na época, o fundador da Nike, Phil Knight, expunha seus tênis no porta-malas do seu automóvel e jamais teria dinheiro para contratar uma empresa especializada. Por isso, encomendou o projeto gráfico a uma estudante.
Como fazer?
Boa parte das principais instituições de ensino superior do país conta com uma empresa júnior, com prestação de serviços nas mais diversas áreas, de computação, como a da Unicamp, e marketing, como a da ESPM. O aluno lucra porque coloca em prática o aprendizado da escola, e o cliente ganha também por ter acesso a um serviço de qualidade por um preço mais em conta.
A fim de garantir um excelente aprendizado e serviço, todo o trabalho executado tem o acompanhamento e a orientação de um professor da respectiva área do conhecimento. Esses trabalhos são prestados como consultoria a todo tipo de empresas – embora o mercado maior seja o de micro e pequenas. As empresas juniores estão reunidas numa confederação, a Brasil Júnior, que regula e fiscaliza suas atividades. No site entidade, há uma lista com links das confederadas, o que facilita a sua busca.
É importante levar em conta, porém, não existem milagres. Por isso, antes de contratar os serviços de uma empresa júnior, você deve tomar os mesmos cuidados que tomaria ao contratar um fornecedor:
1. Peça um orçamento
2. Compare preços
3. Negocie
4. Defina cronogramas e cobre
Há quem olhe com desconfiança um trabalho desse porte executado por alunos, mas é bom levar em conta que jovens podem não ter vivência, mas talento não depende disso. Um bom exemplo é a Nike. Não há quem veja o logo e não identifique imediatamente a marca. O mundialmente conhecido símbolo, que lembra uma meia-lua um tanto torta, custou meros 35 dólares. Foi criado em 1971 por Carolyn Davidson, aluna da Universidade de Portland, nos Estados Unidos. Na época, o fundador da Nike, Phil Knight, expunha seus tênis no porta-malas do seu automóvel e jamais teria dinheiro para contratar uma empresa especializada. Por isso, encomendou o projeto gráfico a uma estudante.
Como fazer?
Boa parte das principais instituições de ensino superior do país conta com uma empresa júnior, com prestação de serviços nas mais diversas áreas, de computação, como a da Unicamp, e marketing, como a da ESPM. O aluno lucra porque coloca em prática o aprendizado da escola, e o cliente ganha também por ter acesso a um serviço de qualidade por um preço mais em conta.
A fim de garantir um excelente aprendizado e serviço, todo o trabalho executado tem o acompanhamento e a orientação de um professor da respectiva área do conhecimento. Esses trabalhos são prestados como consultoria a todo tipo de empresas – embora o mercado maior seja o de micro e pequenas. As empresas juniores estão reunidas numa confederação, a Brasil Júnior, que regula e fiscaliza suas atividades. No site entidade, há uma lista com links das confederadas, o que facilita a sua busca.
É importante levar em conta, porém, não existem milagres. Por isso, antes de contratar os serviços de uma empresa júnior, você deve tomar os mesmos cuidados que tomaria ao contratar um fornecedor:
1. Peça um orçamento
2. Compare preços
3. Negocie
4. Defina cronogramas e cobre