Desde o começo do mês, todas as garrafas das bebidas Pernod Ricard chegarão ao mercado brasileiro com um selo de advertência ao consumo de álcool entre as grávidas. O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o aviso nos rótulos. A vodka Orloff será o primeiro produto a receber a novidade e as demais marcas devem receber o selo gradativamente. Até o final do ano todas as bebidas já devem conter a advertência, que é similar a uma placa de trânsito e traz a imagem de uma mulher grávida com uma faixa cruzada por cima dela. No caso das bebidas alcoólicas, um selo como este pode parecer meio óbvio, pois todo mundo sabe que grávidas não devem ingerir esses produtos. Mas em outros alimentos o selo teria grande utilidade. Tenho uma amiga que está grávida e ela está evitando comer produtos com adoçante – já que se diz por aí que o consumo de aspartame não é recomendável entre as gestantes. A moça está neurótica com rótulos e lê todas as letras miúdas de qualquer produto light, diet ou com o dizer “zero de açúcar” para ver se eles trazem o tal adoçante na composição. Se eles viessem com o selo seria muito mais fácil.