sábado, 15 de março de 2014

Área de buscas por avião pode chegar a seis Brasis

 
As buscas pelo avião da Malaysia Airlines desaparecido há quase uma semana podem potencialmente envolver uma área equivalente a seis vezes o tamanho do Brasil, caso seja comprovada a tese de que a aeronave voou por até cinco horas após ter sumido das telas dos radares dos controladores de voo.
O cálculo é baseado na estimativa do percurso que a aeronave teria percorrido nesse tempo feita pelo jornal The Wall Street Journal (WSJ), que levantou a hipótese na última quinta-feira.
A possibilidade foi negada pouco depois pelas autoridades malaias, mas novas fontes não-oficiais reforçaram a hipótese nesta sexta-feira.
O ministro dos Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein, anunciou que a área de buscas foi novamente ampliada, mas negou que a decisão havia sido tomada a partir destas informações. Ele não especificou a nova área total de buscas.
 
 
O Boeing 777-200ER da Malaysia Airlines desapareceu por volta de 1h30 do horário local no sábado (14h30 de sexta-feira em Brasília), uma hora após decolar do aeroporto de Kuala Lumpur em direção a Pequim, na China, com 239 pessoas a bordo.
As últimas comunicações entre o avião e as torres de controle não indicavam problemas com a aeronave.