sábado, 22 de junho de 2013

Santa Cruz do Capibaribe adere aos protestos nacionais e, sem violência, torna-se exemplo a ser seguido por Pernambuco e pelo Brasil



Manifestação pacífica reune mais de 2500 pessoas para reivindicar direitos. Fotos: Thonny Hill e Elivaldo Araújo.
 

“Vem, vem pra rua!”. Era essa uma das frases mais repetidas por adolescentes, jovens e adultos que participaram da primeira grande manifestação no município, em apoio às mobilizações realizadas nas mais de cem cidades espalhadas por todo o Brasil.
 
A concentração dos manifestantes foi às 16h em frente a Igreja São Cristóvão, que fica localizada na Avenida 29 de Dezembro, principal do município.
 
O movimento foi pacífico, ordeiro e o caminho é esse: todos lutarem pelos seus direitos. Não adianta juntar pessoas e ter um quebra-quebra. Esse movimento está sendo tranquilo e vai chamar muito mais atenção do que qualquer outro que tenha forma desordeira”, pontuou.
Cada uma foi do seu jeito, seja com o rosto pintado com as cores da bandeira, com cartazes e faixas ou em coro, reivindicando melhorias para a saúde, educação, segurança, transportes e claro: o fim da corrupção e também da PEC 37, esta última que tira do Ministério Público o direito de investigar denúncias, especialmente de crimes políticos.
 
O protesto também teve espaço para outras causas como a proteção e garantia aos animais domésticos abandonados, a proteção do meio ambiente e o respeito pela diversidade sexual e protestar contra o polêmico projeto de lei conhecido como “cura gay”, pelo qual psicólogos podem propor tratamento para homossexualidade..
A manifestação foi acompanhada por 50 policiais militares em motos, viatura e também em um micro-ônibus.
 
De acordo com o Major Romildo, da Polícia Militar, mais de 2500 pessoas foram para protestar, sem qualquer ato de violência e “na paz”.
 
Frente da igreja São Cristóvão ficou tomada pelos manifestantes.


A todo momento, caras pintadas surgiam pelas ruas.


 - Do Ney Lima