terça-feira, 30 de abril de 2013

PREDESTINAÇÃO FATALISTA




 
A predestinação fatalista nega o livre arbítrio que Deus deu ao homem. Deus não fez o homem semelhante a um robô, mas deu a ele o direito de escolha. Em Deuteronômio 30:19 está escrito: “ os céus e a terra, tomo hoje por testemunha contra vós, que tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; ESCOLHE, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente.” Deus aconselha o homem a escolher a vida. Só escolhe, quem tem livre arbítrio. A predestinação fatalista acusa Deus de injusto, pois predestinou uns para salvação e outros para a condenação. Em João 3:16 está escrito, que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. Ele amou a todos, sem acepção. A condição para a salvação é crer em Jesus Cristo. O apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo na sua primeira carta 2:4 disse: Deus quer que todos homens sejam salvos e venham ao pleno conhecimento da verdade. Como pode Deus predestinar uns para salvação e outros para condenação e ao mesmo tempo querer que todos sejam salvos. Na realidade, Ele quer que todos sejam salvos, mas deu a cada um de nós o direito de escolha.
Vamos ao texto chave que os defensores da predestinação fatalista usam. Romanos 8:30 “ e aos que predestinou a estes também chamou, e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” Esses defensores da predestinação fatalista, entre eles teólogos condenam aqueles que usam textos isolados, no entanto eles mesmos usam o versículo que citamos isoladamente. Na realidade esse versículo isolado nos dá a entender que existe a predestinação fatalista. Só que eles esqueceram o versículo anterior, ou seja: Rom. 8:29. Vejamos: “ porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conforme a imagem de seu filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Vejamos que antes de Deus predestinar conheceu primeiro, ou seja, entendemos que Deus sabia quem iria crer em seu filho Jesus Cristo e por isso predestinou. Portanto entendendo que Deus conheceu primeiro, fica explicado todos os versículos bíblicos que falam de predestinação.
Deus conheceu, predestinou, chamou, justificou e glorificou. Ele nos chamou para santificação. Como predestinados vivemos em santidade. Como está escrito: “ como é Santo aquele que Vos chamou, sede também vós santos em todo o vosso procedimento. Os predestinados são filhos adotados, como disse o apóstolo Paulo em sua carta aos Efésios 1:5 “ E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.”
Aqueles que Deus conheceu e predestinou são chamados através da pregação do evangelho. Os que crêem na predestinação fatalista, certamente não pregam o eva
Não estou com esta mensagem, querendo que os leitores aceitem meu ponto de vista, mas manifestando minha maneira de entender a bíblia. Todos têm direito de não concordar comigo, porem de uma coisa estou certo: me esforço não para ser salvo porque já sou e glória a Deus por isso, mas me esforço no sentido de obedecer a palavra de Deus, pois Ele me conheceu, me predestinou, me chamou, me justificou e me glorificou. Louvado seja o seu Nome.

 - POR JOSÉ OTAVIO - 81-9968.6120