quarta-feira, 6 de março de 2013

Sessão Solene vai homenagear 100 anos de João Lyra Filho



Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira (5) uma propositura para a realização de uma sessão solene alusiva ao centenário do ex-prefeito de Caruaru, João Lyra Filho. De autoria do vereador e presidente da Câmara, Leonardo Chaves (PSD), a sessão será realizada na próxima terça (12), data em que Lyra completaria 100 anos. A relação entre João Lyra Filho e Leonardo sempre foi muito próxima, sendo o patriarca da Família Lyra o responsável por colocar Chaves na política. Leonardo ocupou o cargo de secretário de Finanças de João Lyra Filho, no segundo governo dele a frente da prefeitura de Caruaru.
Lyra teve papel de fundamental importância na política de Caruaru e rivalizou durante muitos anos com Drayton Nejaim a hegemonia na política local. Os herdeiros dele na política são o vice-governador, João Lyra Neto, o saudoso ex-ministro da justiça, Fernando Lyra, e a deputada estadual Raquel Lyra.
A trajetória política de João Lyra Filho começou em 1959, quando assumiu a Prefeitura do município pela primeira vez, através da Coligação por Caruaru, permanecendo no cargo até 1963. A segunda gestão à frente do Executivo municipal aconteceu de 1973 a 1976, em plena época da ditadura militar,.sendo eleito pelo MDB. Como deputado federal, exerceu o cargo por uma legislatura, de 1966 a 1970, sendo  deputado estadual por dois mandatos consecutivos, de 1982 a 1990, encerrando sua carreira política.
Em outubro de 1999 João Lyra Filho  foi internado na Casa de Saúde Santa Efigênia, após apresentar problemas cardiovasculares. Chegou a ser submetido a uma cirurgia para a retirada de uma placa que impedia a irrigação da perna. Na manhã de 15 de novembro o quadro clínico se agravou e ele começou a apresentar dificuldades respiratórias. Por volta das 5h10 Lyra Filho não resistiu e sofreu uma nova parada respiratória, vindo a falecer.