segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Renúncia do papa pegou Vaticano de surpresa, diz porta-voz



 Bento XVI 'pegou todos nós de surpresa', afirmou nesta segunda-feira o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, comentando a renúncia do papa Joseph Ratzinger, de quase 86 anos, ao Pontificado.
Lombardi informou em entrevista coletiva sobre a decisão de Joseph Ratzinger, e disse que o papa aproveitou que hoje se reuniria com os cardeais presentes na Cúria para aprovar várias datas de canonizações para anunciar sua decisão.
'Ele o fez em latim, no final do consistório de cardeais', afirmou Lombardi, que se referiu à carta escrita pelo papa para anunciar sua renúncia, medida que adotou por motivos de idade, ao notar que lhe faltam forças para liderar a igreja Católica.
'Após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o Ministério de Pedro. Sou muito consciente que este Ministério, por sua natureza espiritual, deve ser realizado não unicamente com obras e palavras, mas também e em não menor grau sofrendo e rezando', escreveu o papa, segundo Lombardi.
O porta-voz também destacou que o papa tomou a decisão em plenas faculdades mentais e lembrou que a renúncia de um papa está prevista no Código de Direito Canônico, que estabelece que para que seja válida é necessário que seja de livre vontade do pontífice, sem precisar ser aceita por alguém.