quinta-feira, 5 de abril de 2012

SERIA POSSÍVEL RELIGIÃO E POLÍTICA SE MISTURAR?


Podemos observar que a atividade política encontra-se arraigada na Bíblia, pois ela vem tratando do homem (ser humano) em todas as suas relações (social, cultural, moral ou ética, civil, política, etc.).

A Bíblia é um livro que nos mostra a liberdade real, pois Jesus é seu centro. Diz as escrituras “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Portanto é impossível manter social e mentalmente escravo um povo que lê a Bíblia, daí a importância do povo de Deus.

Quando Israel ficou em cativeiro, foi o próprio Deus quem os entregou nas mãos de seus adversários. Nas crônicas vemos Deus dizendo “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias”.

Por isso os governantes que tem o pensamento totalitários proíbem a difusão da Bíblia. A Bíblia é o livro da dignidade e das liberdades fundamentais da pessoa humana.

Os povos africanos que foram os feudos de países desenvolvidos do mundo não vieram dar o grito de independência por causa desta ou daquela ideologia, mas por causa da Bíblia que foi difundida pela obra missionária feita nesses países. Foi a Bíblia que trouxe ao africano a dignidade de ser gente. A mensagem da Bíblia liberta o homem de todas as formas de pobreza: o não ter – pobreza material; o não saber – pobreza intelectual; o não poder – pobreza política; o não ser – pobreza ontológica. Ela leva o homem a descobrir-se como filho de Deus ele “nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo. Segundo o beneplácito de sua vontade” (Efésios 1:5).

Estamos estudando esta carta em nossa igreja e estamos percebendo o quanto Deus se importa conosco. Portanto não há descoberta maior do que esta para a criatura humana.

A Bíblia é o livro do cidadão. Do governante. Do vereador. Do prefeito. Do presidente. Do rei. É o livro do político que busca realizar efetivamente o bem do seu povo; não o bem pessoal, mas o bem da comunidade humana que lhe confiou o mandato. Dizia Abraham Lincoln (1809-1865) um dos maiores presidentes dos Estados Unidos: “Eu sou homem de um só livro: a Bíblia”. E que grande líder mundial foi Lincoln! Disse George Washington: “É impossível governar o mundo retamente sem Deus e sem a Bíblia”. Daí a relevância da Bíblia, porque o político luta pelo bem comum.

O Padre Antônio Vieira disse: “É a Escritura Sagrada um armazém, um arsenal divino onde se acham todas as armas. É uma oficina medicinal onde se acham todos os remédios, especialmente o remédio da doença cancerosa do brasileiro, que está no caráter”. O problema do Brasil não está na cabeça, na tecnologia, mas no caráter e o caráter só pode ser transformado pela graça do evangelho. A Bíblia é a carta de deveres e direitos do cidadão. Nós estamos vivendo no século de reivindicação desses direitos. Contudo não podemos nos esquecer de nossos deveres como cidadoas. Pois nem sempre o governo é estabelecido por Deus, mas ele permite.

Por: Edmilson Menino/Professor de Física Graduado pela UEPB

Do: Jornal Agreste Notícia