sexta-feira, 6 de abril de 2012

Rapidez e sabor



Frutas, sorvete, gelatina e até pão: aproveite o que tem na cozinha para preparar sobremesas diferentes em poucos minutos.

Para a última hora, experimente criatividade.

Seja a visita que chega sem avisar, aquele período depois do almoço ou mesmo uma vontade que aparece de repente... nessas horas, nada melhor que uma sobremesa rápida. E não, não é preciso recorrer a inúmeros aparelhos e livros de receita, nem se virar só com guloseimas calóricas. O segredo é dar uma olhada no que se tem na cozinha, com destaque para as sempre bem-vindas frutas.

Com frutas, é possível fazer milhares de coisas. Por exemplo: se você pegar uma xícara, seja de banana, abacaxi ou morango, picados, misturar com uma xícara de açúcar, uma de leite e uma de creme de leite, bater tudo, puser numa tigela e levar ao freezer, conseguirá um tipo de sorvete cremoso. É algo que qualquer um pode fazer, é bobo, mas fica gostoso.

Sempre o sorvete

O sorvete, por si só, já é uma eficiente e rápida sobremesa. Mas, é possível deixa-lo ainda mais atraente com, por exemplo, algumas caldas. Coloque morango na panela com um pouco de açúcar ou adoçante e dê uma fervida. Se quiser, junte uma barra de chocolate derretida, no microondas, com um pouco de creme de leite. Então, sirva aquele sorvete de creme, absolutamente normal, com duas ou três caldas saborosas.

Por Henrique Feitosa, Chef gastronômico