sábado, 31 de março de 2012

Cirurgia para aumentar os seios completa 50 anos


Timmie Jean Lindsey antes da cirurgia

As mulheres que tiveram os seios aumentados ou reconstruídos devem agradecer ao médico Thomas Cronin pela invenção da técnica há 50 anos, que hoje é um dos procedimentos estéticos mais procurados pelas mulheres. A primeira das mulheres que ouviu sobre um implante de mamas foi Timmie Jean Lindsey, que hoje com 80 anos, ainda têm os primeiros peitos siliconados e continua a morar no Texas- EUA.

Mãe de seis filhos gerados durante um casamento precoce aos 15 anos, Timmie queria remover dos seios suas tatuagens com desenho de rosa. Até que a equipe de Cronin fez uma sugestão não relacionada ao caso: se ela havia pensado em fazer um implante de mama.

Uma série de ocorrências oportunas ajudou na criação do peito siliconado. Durante uma conferência de cirurgia plástica em New Orleans, Dr. Cronin encontrou um antigo residente que lhe contou sobre uma companhia que produzia um produto interessante. Esse material era bem aceito pelo corpo humano e poderia ser fabricado em vários níveis de viscosidade, desde a forma líquida até a sólida. Era o próprio silicone. Estima-se que, mundialmente, há entre 5 e 10 milhões de mulheres com seios siliconados, motivadas por questões estéticas, reconstrução após mastectomia ou mesmo cirurgias de mudança de sexo. Em 2010, 1,5 milhão de mulheres aumentaram os seios. A cirurgia é a segunda mais procurada pelas mulheres