domingo, 26 de fevereiro de 2012

O que determina o preço de um apartamento em Recife?



Pina já é o segundo bairro mais valorizado da cidade

Que o mercado imobiliário em Recife está passando por grandes mudanças, especialmente nno preço dos imóveis, pouca gente tem dúvida. A grande questão seria qual (ou quais) fatores são responsáveis pela valorização do imóvel. Bairro? Ter suíte? Ser apartamento novo?

Tenho perseguido estas respostas através do Núcleo de Pesquisas que eu coordeno na UFPE (NEFI – Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos), que agora possui uma linha de pesquisas apenas nesta área. Já temos uma dissertação de mestrado defendida sobre o tema (com Odilon Saturnino), e estou orientando dois alunos de doutorado e 4 de mestrado que estão estudando este tema. Logo teremos muito material.

Em parceria com o Instituto Maurício de Nassau fizemos uma pesquisa sobre o mercado imobiliário em Recife. Foi uma sondagem inicial com o intuito de auferir alguns aspectos importantes e também construir um índice de preço de imóveis por aqui. É difícil acreditar, mas esta é a primeira pesquisa de precificação na cidade com boa amostragem.

O preço do metro quadrado dos imóveis ofertados na cidade é de R$ 3.797,66. Chama a atenção a valorização do Bairro do Pina, cujo metro quadrado já está muito próximo ao de Boa Viagem, que é o mais valorizado da cidade.