quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Celpe informa balanço de acidentes com postes em 2011



Ao longo de 2011, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) contabilizou 1.447 postes avariados em decorrência de colisões de veículos. As ocorrências são 42% superiores às registradas no ano anterior. A elevação nos números preocupa, principalmente, quanto à segurança de motoristas e pedestres.

Os acidentes também comprometem a continuidade do fornecimento de energia elétrica, provocando transtornos a clientes residenciais, instituições de ensino, comércio e indústrias. Em todo o ano passado, a substituição de postes danificados custou à concessionária aproximadamente R$ 900 mil.O maior número de colisões de veículos com postes registrados pela Celpe em 2011 ocorreu na Região Metropolitana do Recife. Foram 46 intervenções de caminhões que entraram em contato com a rede, mais 284 colisões de veículos diretamente nas estruturas, o que representa 23% do total.

Outra região que apresentou um alto índice de abalroamentos foi o Sertão. A Regional Petrolina, que atende 17 municípios, precisou realizar a troca de 283 estruturas. Na Regional Serra Talhada, a Celpe recolocou 140 unidades. Na maioria dos casos, além de substituir os postes danificados, é necessário recompor a fiação elétrica.

Após a colisão de veículos contra postes, a Celpe executa a reposição das estruturas avariadas, no entanto, os custos dos serviços devem ser pagos pelo responsável pelo acidente, conforme preconiza o Artigo 927 do Código Civil Brasileiro. O valor do serviço pode ultrapassar R$ 3 mil. Caso o motorista não realize o pagamento, a situação passa para a esfera jurídica, com cobrança em juízo.

Do Blog do Melqui