terça-feira, 30 de agosto de 2011

Especialistas querem incentivar cogumelos comestíveis no Brasil


Atualmente, o consumo no país por habitante é cerca de 160 gramas por ano

Especialistas de cinco países (Argentina, Brasil, China, Coreia do Sul e Holanda) participam do 6º Simpósio Internacional sobre Cogumelos no Brasil, que acontece nesta segunda-feira (29/8) e vai até a próxima quinta-feira (1/9), em Brasília. O objetivo é trocar experiências científicas sobre o cultivo de cogumelos comestíveis, assim como mostrar os benefícios desse alimento.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Arailde Urben, atualmente, o consumo dos cogumelos comestíveis no Brasil por habitante é cerca de 160 gramas por ano. “A nossa meta é aumentar [o consumo], pois os cogumelos têm quantidade de proteínas quase equivalente à da carne, além de serem ricos em vitaminas, carboidratos, sais minerais, fibras e ter baixo teor de gordura”, disse.

De acordo com ela, na China, o consumo per capita chega a 10 quilos. “O simpósio será uma ótima oportunidade para divulgar a importância dos cogumelos comestíveis para a nutrição humana e incentivar o seu consumo pela população brasileira.”

O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Fungicultura (SBF), com o apoio institucional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O encontro contará com a presença de profissionais formados ou graduandos e pós-graduandos dos cursos de agronomia, ciências biológicas, engenharia florestal, biotecnologia, genética e nutrição, além de produtores rurais, extensionistas e empresários. São esperadas durante os quatro dias cerca de 300 pessoas.

Por Agência Brasil