quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A “Curupira” de Dilma produz banana e adora motociclismo


Com uma população de 23 mil habitantes e distante 167 km do Recife, Cupira ou a “Curupira”, como disse a presidente Dilma, numa gafe lamentável ao saudar a plateia no evento de ontem, no qual assinou contratos e convênios para o Estado, é um município que vive praticamente da agricultura de agropecuária, além do setor de confecções, contando com feira livre e a feira de teste apenas com artigos do vestuário. Os principais produtos agrícolas são batata doce, mandioca,banana, feijão, cará e milho.

Em Cupira existem diversas fábricas de confecções, uma tendência entre as cidades do Agreste Pernambucano. Há grande produção de mosquiteiro e enxovais infantis. A economia aposta nas confecções, na indústria de móveis e bebidas e também no turismo, por meio do incentivo ao motociclismo com evento anual. Nas comunicações conta com três emissoras de rádio, a Nova FM, Rádio Agreste FM, a pioneira na cidade, inaugurada na década de 1980, e Cupira FM, que atendem toda a região do Agreste Meridional e outras regiões de Pernambuco e Alagoas.

As festas como a Romaria de Frei Damião, as festividades de Pe. Cícero Romão do Juazeiro do Norte, as festas juninas, a Semana da Cultura e o Enduro das Águas contribuem positivamente para a economia local. Para quem gosta de emoção e velocidade, a cidade é uma boa parada para o viajante.

A pista de motociclismo se destaca como opção de lazer como obstáculos naturais, areião, lamaçal, rios para travessia e muito mais. Cupira preserva ainda uma região de descendentes dos quilombos, o ponto Zumbi dos Palmares, no Sítio Sam Baguim, a exatos três quilômetros da cidade. As manifestações culturais do município destacam-se com a prática da capoeira e da mazurca, tradicional dança de origem europeia, mas que é largamente difundida na região.

Anualmente, em outubro, a cidade realiza a Semana da Cultura, evento coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria coma Secretaria de Educação, em que se apresentam grupos folclóricos regionais. Ao longo do ano, o município realiza diversas festas, como a Festa de Santos Reis,em janeiro, a Caminhada da Fé, procissão que sai da Igreja Matriz para o sítio Serrote Liso, a festa de São João que movimenta bastante a cidade, com atrações juninas e quadrilhas estilizadas, na avenida Miguel Pereira Neto, um dos cartões postais da cidade, além do tradicional Enduro das Águas, evento anual de motociclismo desportivo e que reúne trilheiros e apaixonados por motociclismo de todas as cidades da região, do Brasil e do exterior.

A cidade está localizada em terreno razoavelmente plano, porém é cercada de montanhas e serras. O terreno acidentado é propício às trilhas de bicicleta, de moto e ao trekking e caminhadas rurais. O município conta com cachoeiras na área rural, principalmente na divisa com o município de Belém de Maria, conhecida como Poço do Caboclo.

Na zona urbana da cidade, a Fazenda Glória, além de ponto turístico e histórico de Cupira, é a melhor opção da região para quem busca um hotel-fazenda. A decoração com retoques ingleses e típica mobília colonial é um atrativo a mais para o visitante e para os que apreciam bom gosto, sofisticação e história. Criado em 2009, o Hotel Transamérica Saraiva também é uma ótima alternativa para quem quer se hospedar no centro da cidade. Em Cupira, é com uma subida da Serra de Chico Inácio na Sexta-Feira Santa todos os anos. Dali, avista-se, em dias claros, em média, até 80 km de distância. O Olho d'Água,fonte original de água localizado na base da montanha, carece de vegetação nativa, visto que foi destruída pela ocupação irresponsável e falta de consciência ecológica.

Por Magno Martins