quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Brasil já é o maior produtor de café sustentável do mundo


O Brasil produz hoje o maior volume de cafés certificados do mundo; em verdade, o país é a maior fonte de cafés sustentáveis do planeta. A constatação foi feita durante reunião do conselho da iniciativa de sustentabilidade UTZ realizada no país no último final de semana. O país também se destaca como maior fornecedor mundial de cafés certificados Utz, com vendas que somaram 1 milhão de sacas de café com a certificação UTZ em 2010.

Entre todos os cafés UTZ comercializados no mundo, provenientes de 23 países produtores que adotam as boas práticas agrícolas e os critérios ambientais e sociais estabelecidas pela UTZ Certified, 38% são do Brasil, 22% são do Vietnã e 18% são de Honduras. O mercado interno também começa a se conscientizar da importância da certificação; no ano passado aproximadamente 200 mil sacas de café certificado Utz foram comercializadas dentro do Brasil e utilizadas pela indústria para preparar cafés vendidos a consumidores brasileiros.

Entre as considerações feitas pelo conselho durante sua reunião está a necessidade de ampliar o sistema de suporte aos produtores brasileiros, tanto de arábica quanto de conilon, e de desenvolver mais marcas de café com a certificação UTZ no mercado interno, similar ao que já vem sendo feito pelos cafés especiais. Lançado recentemente, o Café Pilão Origem é um exemplo de produto nacional que possui o selo UTZ, um projeto decorrente de parceria da Sara Lee com a UTZ e o Wal Mart.

Além de café, a UTZ também trabalha com a certificação de cacau e chá, e realiza a rastreabilidade de óleo de palma africana (dendê), entre outros produtos. A UTZ foi fundada em 1997 e hoje está presente em mais de 60 países ao redor do mundo.

Luciana Franco