quinta-feira, 30 de junho de 2011

Servidores da Embrapa em greve distribuem 12 toneladas de abacaxi em Brasília



Funcionários reivindicam aumento de salário, de tíquete alimentação e ponto eletrônico

Em cada estado, funcionários da Embrapa distribuiram produtos que ajudaram a desenvolver

Funcionários da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) decretaram greve por tempo indeterminado nesta última terça-feira (28/06) e nesta quarta (29/06) fizeram protestos por todo o país. A manifestação foi criativa: os trabalhadores distribuíram de graça produtos desenvolvidos pela empresa. Como em cada região do país a Embrapa desenvolve tecnologias para diferentes de produtos, nesse protesto os alimentos variavam de acordo com o estado. Em Brasília, cerca de 12 toneladas de abacaxi foram entregues à população que passava pela plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto.

“Essas são apenas algumas das tecnologias que a sociedade brasileira se beneficia e que talvez não tenha tanto conhecimento do trabalho que é realizado pela Embrapa”, justifica o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), no Distrito Federal, Vicente Almeida. No caso do abacaxi, uma fruta tipicamente azeda, a Embrapa Fruticultura desenvolveu um fruto mais doce.

Em Brasília, a Embrapa emprega cerca de 2,5 mil trabalhadores. Aproximadamente mil empregados participaram da manifestação que seguiu pela Esplanada até a porta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, órgão ao qual a Embrapa é subordinada. As principais reivindicações dos trabalhadores são reajuste salarial de 10,51% (inflação + ganho real), aumento no valor do tíquete-alimentação, além da implantação do ponto eletrônico.

Por Agência Brasil – Do Globo Rural