segunda-feira, 27 de junho de 2011

Empresa de Bertioga transforma água do mar em bebida própria para consumo


Com sede em Bertioga, litoral norte de SP, a Aquamare encontrou no oceano a inspiração para seus negócios. Há 11 anos, a empresa investe em pesquisas para transformar a água do mar em bebida própria para consumo. Em março, a marca colocou no mercado brasileiro a Aqua+, produzida a partir da água do mar purificada e adicionada de sais.

O processo de purificação se inicia com a captação da água em alto mar, a mais de 20 km da costa, área com menor presença de materiais em suspensão, como areia, por exemplo, e a 30 metros ou mais de profundidade. Depois, a água passa por um processo de tratamento e filtragem, denominado osmose reversa, para o balanceamento dos minerais.

Nesta etapa, todo o sal e impurezas são retirados da água, permanecendo 60 minerais e nutrientes naturais. Nenhum tipo de substância é acrescentado, com exceção de bicarbonato de sódio, adicionado para atender a legislação brasileira. “Tudo acontece na usina de dessalinização própria da empresa”, afirma Rolando Viviane Jr., diretor de marketing da Aquamare. A água não processada na purificação volta para o oceano.

A bebida é produzida dentro de padrões de qualidade determinados por organismos industriais e ambientais e está de acordo com os critérios de potabilidade exigidos. No Brasil, a produção da Aqua+ é liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, nos Estados Unidos, onde a bebida é comercializada por um escritório localizado na Flórida, pela AWWA - APHA - WPCI - Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater.

A Aqua+ é procurada, principalmente, por lojas do mercado terapêutico e de bem estar. “Nossos consumidores se preocupam com o conteúdo do produto e com o meio ambiente”, diz Viviane. Recentemente, com o intuito de atrair também o público infantil, a empresa licenciou o personagem Bob Esponja para estampar seus rótulos. Também estuda a produção de águas saborizadas.

Copo, pet, papelão, lacre e rótulo utilizados para envasar a água são 100% recicláveis.


Por Juliana Bacci - Do PEGN